ESQUENTA PRA COP30

Com recepção calorosa, Belém recebe 600 turistas internacionais

Recepção calorosa em Belém: turistas internacionais são acolhidos com música local e hospitalidade durante cruzeiro pela Amazônia.

Recepção calorosa em Belém: turistas internacionais são acolhidos com música local e hospitalidade durante cruzeiro pela Amazônia.
Recepção calorosa em Belém: turistas internacionais são acolhidos com música local e hospitalidade durante cruzeiro pela Amazônia. Foto: Celso Rodrigues/ Diário do Pará.

Belém - Cerca de 600 turistas internacionais foram recepcionados com carimbó na manhã desta quinta-feira, 16, no trapiche de Icoaraci, em Belém. Os estrangeiros, em sua maioria norte-americanos, participam de um cruzeiro marítimo pelas Américas Central e do Sul.

A recepção aos viajantes foi organizada pela Secretaria Estadual de Turismo (Setur) em parceria com a Prefeitura de Belém, que ofereceu apoio logístico à operação.

“Nós temos um grupo especializado, que é o Rondac, que conduz esses turistas há muito tempo. Já acumulamos grande experiência ao longo dos anos, inclusive atendendo autoridades como o presidente Macron e outros visitantes. Está tudo organizado para a condução desses turistas”, explicou o inspetor Laudemir Pantoja, chefe da operação pela Guarda Municipal de Belém.

O órgão disponibilizou 22 servidores para atender aos roteiros e fazer a escolta dos ônibus que transportavam os visitantes.

Cilene Sabino, secretária Municipal de Turismo e Cultura, destacou a importância do aumento do fluxo de estrangeiros na cidade. “A primeira impressão é a que fica. Então, quando eles chegam aqui, estão sendo muito bem recebidos. Eles vão levar essa imagem de Belém para o mundo. ‘Olha, eu fui a Belém, fui muito bem recebido, tive uma experiência incrível, e a cidade é linda’”, declarou.

Sabino também ressaltou a colaboração entre os entes públicos para atender às demandas da recepção. “Estamos em total sintonia entre a Prefeitura, o Governo do Estado e o Governo Federal, todos trabalhando de forma integrada. Distribuímos um mapa bilíngue, permitindo que o turista se localize e se sinta à vontade na cidade”, completou.

Diversos roteiros foram preparados pela Setur e pela Prefeitura, em parceria com a agência de viagens promotora, para atender às preferências dos viajantes. Entre as opções, parte do grupo fez uma imersão nas igrejas da capital, enquanto outros visitaram a Ilha do Combu, trilhas ecológicas, museus e teatros. Além dos pontos tradicionais, 260 visitantes optaram por conhecer a comunidade de Boa Vista do Acará – uma região ribeirinha onde 150 famílias vivem do extrativismo sustentável.

Selma Lopes, representante da Setur na recepção, ressaltou como positivo o retorno do trabalho conjunto entre a Prefeitura e o Governo para melhorar e ampliar os atrativos turísticos para as rotas de cruzeiros a partir desta primeira ação de 2025. Ela também mencionou que o impacto econômico gerado pelos turistas estrangeiros é muito grande, pois eles realizam despesas em dólar. “A importância é enorme, pois isso representa divisas para o Estado e para o turismo. O que precisamos, e acredito ser um dos legados que ficará da COP 30, é uma melhor infraestrutura. Precisamos de um porto mais estruturado, com ferramentas que melhorem a receptividade”, pontuou.

O cruzeiro, denominado MS Seven Seas Mariner, partiu de Miami, na Flórida, no dia 8 de janeiro. Após passar pelo Caribe, veio da Guiana Francesa e permaneceu em Belém por 12 horas ontem. A capital paraense foi a primeira parada brasileira do navio, que à noite zarpou em direção a Recife. A última parada será no Rio de Janeiro, no dia 25.