OPERAÇÃO 'SENHOR DAS ARMAS'

Fabricante de armas para bandidos do Rio de Janeiro é morto no Pará

Conheça a operação policial Senhor das Armas: busca, prisões e apreensões de armas de fogo e munições realizadas pela DRRBA e DRCO.

Um dos acusados foi morto durante intervenção policial. Armas de fogo e munições foram apreendidas.
Um dos acusados foi morto durante intervenção policial. Armas de fogo e munições foram apreendidas.

Castanhal - Na manhã de quinta-feira (16), policiais civis da Delegacia de Repressão a Roubo a Bancos e Antissequestro (DRRBA) e policiais civis da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), sob o comando do Delegado Fausto Bulcão (titular da DRCO), deflagraram a operação “Senhor das Armas”, com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão e mandados de prisão preventiva contra criminosos considerados perigosos. Um dos acusados foi morto durante intervenção policial. Armas de fogo e munições foram apreendidas.

Os mandados eram em desfavor de Ana Carla Silva do Nascimento, Valéria de Andrade Araújo, Talison Rodrigues da Silva e Denys Corrêa Costa, vulgo “morrodia”, apontado como importante “liderança” de uma facção criminosa e especialista no planejamento e prática de crimes violentos contra o patrimônio na modalidade conhecida como “domínio de cidades” e “novo cangaço”.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, Denys fabricava fuzis calibre Ponto 50. As armas eram tão bem feitas que Denys chegou a vender fuzis artesanais até mesmo para traficantes do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Contra Denys também existia em aberto um mandado de prisão por envolvimento em um assalto a banco ocorrido no estado do Maranhão.

Após diligências investigativas, foi possível cumprir os referidos mandados, sendo que Denys, vulgo “Morrodia”, foi localizado na cidade de Castanhal, região do nordeste paraense, mais precisamente no conjunto Campos Eliseos. Teve troca de tiros e Denys foi morto durante o confronto. Ele utilizava documentação falsa com o nome de Pedro Vicente Ferreira e já havia sido preso por roubo, além de outros tipos de crimes. Os policiais civis disseram que Denys estava com um fuzil calibre 556, da marca Taurus, o qual foi apreendido.

Em outra diligência realizada pela Polícia Civil, no dia 30 de março de 2023, no município de Tucuruí, foram apreendidos armamentos de alta potencialidade, incluindo fuzis AK-47, munições de grosso calibre, máscaras, explosivos e outros materiais relacionados à atividades ilícitas. Dentro de uma residência também foram encontrados documentos de alguns envolvidos, dentre eles o documento falso que Dennys utilizava. As investigações seguem na tentativa de localizar outros membros da quadrilha.