Balneário Camboriú (SC) decretou estado de emergência devido às fortes chuvas que afetam Santa Catarina desde a madrugada desta quinta-feira (16). A cidade amanheceu inundada, com diversos pontos de alagamento.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram os danos causados pelo temporal. No bairro das Nações, a água invadiu as ruas, e em outro registro, veículos ficaram submersos na BR-101, no trecho que leva à cidade. A Arteris Litoral Sul, concessionária que administra a rodovia, informou que houve acúmulo de água na pista proveniente das encostas, no km 140.
Em razão dos riscos, a concessionária interditou a rodovia no sentido Sul (Porto Alegre) a partir do km 138.
Até as 11h, a prefeitura informou que todas as principais avenidas da cidade estavam bloqueadas, com alagamentos em todos os bairros. Equipes da Defesa Civil, Secretaria de Obras e Segurança Pública foram mobilizadas, e o GRAC (Grupo de Resposta e Ações Coordenadas) também foi acionado, enquanto o Corpo de Bombeiros pediu reforços.
As Unidades de Saúde Básica dos bairros Estados, Barra, Vila Real, São Judas, Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras estão sem atendimento. Três abrigos emergenciais foram abertos nos bairros Ariribá, Municípios e Barra, com pelo menos uma família sendo atendida.
A prefeitura orienta os moradores a evitar sair de casa e, em caso de emergência, a entrar em contato com a Defesa Civil pelo 153 ou 199, o Corpo de Bombeiros pelo 193, ou a Polícia Militar pelo 190.
Com informações do SBT