Santarém - Na segunda-feira, 13 de janeiro de 2025, o Ministério da Educação (MEC) anunciou, por meio da Portaria Seres/MEC nº 6/2025, a autorização para a oferta do curso de Medicina na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Com 40 vagas anuais, o curso será oferecido no campus-sede, situado em Santarém (PA), com atividades também nas regiões de saúde do estado. A primeira turma do curso está prevista para começar ainda no primeiro semestre de 2025, na unidade Tapajós, localizada no bairro Salé.
O ministro da Educação, Camilo Santana, reafirmou o compromisso do MEC com a expansão dos cursos de Medicina nas universidades federais, principalmente nas áreas que enfrentam carência de profissionais da saúde. Ele destacou os investimentos realizados pelo governo federal desde 2023, que garantiram as condições necessárias para a implantação do curso de Medicina na Ufopa. Esses investimentos incluíram a disponibilização de códigos de vagas para contratação de docentes e técnicos, além de recursos orçamentários para a melhoria da infraestrutura física, no âmbito do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
Em agosto de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Camilo Santana visitaram o Navio Hospital Escola da Ufopa, que realiza atendimentos clínicos e odontológicos a comunidades ribeirinhas do Rio Tapajós, em Santarém (PA). Durante a visita, Santana já havia antecipado o trabalho do MEC para garantir a implantação do curso de Medicina na universidade.
A reitora da Ufopa, Aldenize Xavier, ressaltou o empenho do MEC na viabilização do curso, mencionando também o trabalho do grupo institucional responsável pela elaboração da proposta pedagógica do curso. Xavier destacou ainda o papel da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (Camem), coordenada pela Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC), que ajudou a consolidar a proposta e continuará acompanhando a implantação do curso.
A criação do curso de Medicina na Ufopa em Santarém está alinhada com a Política Nacional de Expansão das Escolas Médicas das Instituições Federais de Educação Superior, estabelecida pela Portaria Normativa MEC nº 15/2013. A iniciativa foi realizada por meio de um pacto entre a Ufopa, a Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior (Difes) e a Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde (DDES) da Sesu.
Sobre a Ufopa – Criada pela Lei nº 12.085, de 5 de novembro de 2009, no contexto do programa de expansão das universidades federais, a Universidade Federal do Oeste do Pará é a primeira instituição pública de ensino superior com sede no interior da Amazônia. Ao longo de 15 anos, a Ufopa formou quase 9 mil egressos, sendo 7.932 graduados e mais de mil pós-graduados. Atualmente, a universidade conta com 8.663 alunos de graduação, a maioria oriunda de escolas públicas da região, e 1.287 estudantes de pós-graduação. A Ufopa também promove processos seletivos especiais para o ingresso de estudantes indígenas e quilombolas.
Autorização do curso – Para a autorização do curso de Medicina na Ufopa, foram seguidos os procedimentos estabelecidos pela Portaria Normativa MEC nº 2/2013, que regula a oferta de cursos de graduação pelas instituições integrantes do Sistema Federal de Ensino.