FAZ BEM OU MAL?

Gracyanne Barbosa no BBB 25: Quantos ovos é seguro comer por dia?

Aprenda como os ovos podem ser parte de uma alimentação saudável: fonte de proteínas e ingredientes versáteis na culinária.

A musa fitness Gracyanne Barbosa, de 41 anos, mal entrou no Big Brother Brasil 25, nesta segunda-feira (13), e logo chamou a atenção ao devorar 9 ovos na cozinha VIP
A musa fitness Gracyanne Barbosa, de 41 anos, mal entrou no Big Brother Brasil 25, nesta segunda-feira (13), e logo chamou a atenção ao devorar 9 ovos na cozinha VIP

A musa fitness Gracyanne Barbosa, de 41 anos, mal entrou no Big Brother Brasil 25, nesta segunda-feira (13), e logo chamou a atenção ao devorar 9 ovos na cozinha VIP. Enquanto comia, Gracyanne revelou: “Eu como, gente, 40 ovos por dia! Eu vou ter que barganhar muito para poder comer esses ovos.” E, em outro momento, brincou: “Eu vou trocar ovos por pão e chocolate.”

O ovo é um alimento básico na mesa dos brasileiros, amplamente utilizado em diversas receitas, como pães, bolos, omeletes e até em caldeiradas. Com o passar dos anos, o ovo passou de vilão a superalimento, sendo considerado uma excelente fonte de proteínas, lipídios e minerais. No entanto, é importante ressaltar que, como qualquer alimento, o consumo excessivo de ovos pode trazer riscos à saúde.

Ovos: Benefícios e Riscos do Consumo Excessivo

Embora o ovo seja uma excelente fonte de nutrientes, como a proteína da clara e as vitaminas B9, B2, B8, A, D, E, K, além de minerais como ferro, cálcio e fósforo, é importante consumir o alimento com moderação. A gema do ovo contém colesterol, e a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) recomenda um limite diário de 300 mg de colesterol. Como um ovo médio tem cerca de 60 mg de colesterol, o recomendado é o consumo de até quatro ovos por dia.

Se consumido em excesso, principalmente em grandes quantidades como os 25 ovos mencionados por Gracyanne, o impacto no consumo de lipídios pode ser considerável. De fato, a ingestão excessiva de gordura saturada pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares e outros problemas de saúde. Porém, se a pessoa fizer uso de anabolizantes para fins estéticos, como ocorre em alguns casos no mundo fitness, o consumo de proteína precisa ser ainda maior, o que pode justificar a ingestão de uma quantidade elevada de ovos, como os 25 ovos diários mencionados.

Ovo Cozido: A Forma Mais Saudável de Consumir

Uma das formas mais saudáveis de consumir ovos é cozido, já que não exige o uso de gorduras no preparo, ao contrário de frituras ou omeletes feitas com óleo, manteiga ou azeite. O ovo cozido é uma excelente escolha para quem deseja aproveitar os benefícios do ovo sem adicionar calorias extras. Além disso, ao ser bem cozido, o risco de contaminação por salmonella, uma bactéria que pode causar infecções graves, é minimizado.

O omelete também é uma opção saudável, desde que preparado com pouco óleo e enriquecido com outros ingredientes nutritivos, como legumes (tomate, cebola, pimentão) e ervas finas, o que aumenta a diversidade de nutrientes no prato.

Com informações da Band