REFORÇO NA FISCALIZAÇÃO

Saiba como será a atuação da PM no trânsito de Belém

Convênio entre Governo do Pará e Prefeitura de Belém vai melhorar a mobilidade urbana e a segurança no trânsito. Saiba mais!

No total, serão 300 policiais exercendo a função, sendo 200 na capital e 100 nos demais municípios da Região Metropolitana de Belém. 
No total, serão 300 policiais exercendo a função, sendo 200 na capital e 100 nos demais municípios da Região Metropolitana de Belém. Foto: Marcelo Lelis/Ag. Pará

Neste domingo (12), o Governo do Pará assina convênio com a Prefeitura de Belém para atuação de policiais militares na orientação, fiscalização e controle de veículos e pedestres no trânsito da capital paraense. A assinatura será feita pela governadora em exercício Hana Ghassan; o prefeito de Belém, Igor Normando; e o comandante-geral da Polícia Militar do Pará, Coronel Dilson Júnior; após a entrega do Canal da Gentil, obra de saneamento que é legado da COP 30. 

O convênio entre Estado e Município para promover melhorias na mobilidade urbana e a segurança no sistema viário de Belém tem o prazo de 48 meses, podendo ser prorrogado, e permite que policiais militares atuem como Agentes de Autoridades de Trânsito. No total, serão 300 policiais exercendo a função, sendo 200 na capital e 100 nos demais municípios da Região Metropolitana de Belém. 

A primeira turma de PMs que vai atuar no trânsito começou a capacitação no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). O curso tem a duração de 40 horas/aulas e vai até 6 de fevereiro.

Atualmente, não há município paraense com convênio com o Governo do Pará para que policiais militares atuem como Agentes de Autoridades de Trânsito.