OMinistério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgarão na segunda-feira, 13 de janeiro, às 10h (horário de Brasília), os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.
Na ocasião, também serão apresentados recortes para o Pé-de-Meia Licenciaturas, que visa incentivar o ingresso – via Sisu, Prouni e Fies –, a permanência e a conclusão em cursos de licenciatura de estudantes com alto desempenho no Exame. A coletiva de imprensa ocorrerá na sala de Atos do MEC, em Brasília (DF).
O ENEM
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem consolidou-se como a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes, usando os resultados como critério único ou complementar dos processos seletivos. O exame também serve de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem podem ser aproveitados, ainda, nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.