TEM FESTA NA CIDADE

Belém 409 anos: Veja horários dos shows e o bolo gigante no 'Veropa'

Não perca a festa de aniversário de Belém! Shows de música paraense e muita cultura num evento promovido pela Prefeitura.

Não perca a festa de aniversário de Belém! Shows de música paraense e muita cultura num evento promovido pela Prefeitura.
Não perca a festa de aniversário de Belém! Shows de música paraense e muita cultura num evento promovido pela Prefeitura. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

Belém está pronta para comemorar seus 409 anos com uma programação cultural vibrante, que promete celebrar a riqueza artística da região e reunir milhares de pessoas no Portal da Amazônia, no bairro do Jurunas.

Nos dias 10 e 11 de janeiro de 2025, shows de grandes nomes da música paraense darão o tom da festa, em um evento que reforça o compromisso da Prefeitura de Belém em valorizar a cultura local.

A programação, que privilegia artistas da terra, terá atrações como Grupo I Love Pagode, Wanderley Andrade, Markinho Duran, Lia Sofia, Zaynara, Frutos do Pará, Grupo Mistura Regional, Mano IO e Mc Dourado.

Os shows começam a partir de 20h. Na sexta-feira, quem abrirá é o grupo I Love Pagode. O ponto alto será a apresentação da aparelhagem Carabao às 23h.

Já no sábado, o destaque da festa será o show do cantor Zé Vaqueiro, que se apresenta na madrugada do dia 12. A presença do artista nacional foi viabilizada através de uma parceria com o Ministério do Turismo, sem custos para a Prefeitura de Belém. Haverá ainda a tradicional queima de fogos.

No domingo, 12, os festejos ocorrerão no Ver-o-Peso a partir de 10h, com apresentação de Mano IO. Depois, às 11h30, será a vez do grupo Frutos do Pará e, ao meio-dia, o tradicional corte do bolo gigante de aniversário.

À zero hora do dia 12 de janeiro, a cidade celebra os 409 anos com o tradicional Parabéns e queima de fogos.

Belém, a primeira capital da região Norte do Brasil

Fundada em 12 de janeiro de 1616 por Francisco Caldeira Castelo Branco, Belém é a primeira capital da região Norte do Brasil. Criada para proteger as terras próximas ao rio Amazonas de invasões estrangeiras, a cidade nasceu às margens do rio Guamá e baía do Guajará, no bairro que hoje é conhecido como Cidade Velha, local que preserva importantes marcos históricos do município. Ao longo dos séculos, Belém se consolidou como um dos principais centros culturais da Amazônia, com uma identidade marcada pela diversidade de expressões artísticas e culturais.