O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) causou surpresa entre funcionários e telespectadores na manhã desta segunda-feira (6), ao anunciar a demissão da paraense Márcia Dantas, apresentadora do “Primeiro Impacto”. A jornalista seria uma das atrações do telejornal matinal após o recesso de fim de ano, mas foi dispensada de forma inesperada.
A decisão de desligar Márcia Dantas faz parte de uma série de mudanças no jornalismo da emissora, coordenadas pelo novo diretor Leandro Cipoloni, contratado para promover uma reestruturação. Segundo o site TV Pop, a emissora planeja uma nova leva de demissões e contratações nos próximos dias.
Os colegas de trabalho de Márcia já esperavam sua demissão, uma vez que o alto salário da jornalista, que ultrapassava a média do mercado, e o baixo desempenho das atrações que ela comandava desde o ano anterior, pesaram na decisão. Além disso, o relacionamento difícil de Márcia com alguns colegas de trabalho, especialmente nos bastidores, foi um fator determinante para a saída. Comentários apontavam sua postura como arrogante e pouco acolhedora, o que gerava tensões dentro da equipe.
Nos próximos dias, o SBT deve anunciar mudanças no formato do “Primeiro Impacto”. O bloco regional, que vai ao ar das 11h às 12h45, passará a adotar uma abordagem mais popular, focada em coberturas policiais, distantes do estilo de revista eletrônica que marcava o programa.
A emissora justificou a demissão como parte da reestruturação do departamento de Jornalismo e afirmou que não se trata de cortes, mas de trocas no quadro de profissionais, sob a supervisão de Cipoloni.
Márcia Dantas estava no SBT há nove anos, período em que comandou diversos telejornais, incluindo o “SBT Brasil”. No último ano, perdeu espaço com a chegada de César Filho, sendo transferida para o “Tá na Hora”, onde permaneceu até outubro de 2024.
A vaga de Márcia no “Primeiro Impacto” será ocupada por nomes cotados como Bruno Peruka, que recentemente apresentou o “Tá na Hora”, e Felipe Macedo, conhecido como Macedão da Chinelada, apresentador do “Tribuna da Massa” em Londrina, afiliada do SBT.
A estratégia do SBT agora é fortalecer o “Primeiro Impacto” para competir diretamente com o “Balanço Geral”, que tem um alcance muito superior na mesma faixa horária. Enquanto isso, Daniele Brandi seguirá apresentando a parte local do programa, sozinha.
A permanência de Marcão do Povo no “Primeiro Impacto” ainda é incerta. Embora seja favorito das herdeiras de Silvio Santos, o apresentador não é unanimidade entre a nova direção da emissora. Sua saída do “Tá na Hora” foi vista como um sinal de declínio de seu prestígio dentro do canal, mesmo antes da chegada de Cipoloni à direção de jornalismo.