SERÁ QUE VAI CHOVER?

Veja a previsão do tempo para a virada do ano em Belém e interior

Previsão do tempo para a virada do ano em Belém e região: tempo nublado, sem chuvas. Mas atenção, algumas áreas podem ter chuva fraca.

Descubra os encantos de Belém, cidade escolhida para sediar a COP30. Turismo cresce quase 60% na capital paraense.
Descubra os encantos de Belém, cidade escolhida para sediar a COP30. Turismo cresce quase 60% na capital paraense. Foto: Wagner Santana/Diário do Pará.

A virada do ano deve ser com tempo nublado, mas sem chuvas, tanto em Belém e região quanto no nordeste do Pará. Os dados foram fornecidos por José Raimundo Abreu, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

“Pelos modelos climáticos e fenômenos meteorológicos, é possível que, de 30 para 31 e de 31 para 1º, haja chuva à tarde e no início da noite, com condição de chuvas fracas, principalmente entre 15h e 22h”, afirma Abreu.

Abreu ressaltou que, apesar da semelhança da previsão para a capital e o nordeste paraense, as cidades de Curuçá, Marapanim, Salinópolis e o norte do Marajó – principalmente Soure e Salvaterra –, podem registrar chuva fraca após a virada do ano, durante a madrugada. “O total pluviométrico em Belém e distritos é de 15 milímetros, o que significa chuva fraca também em todos os dias do feriadão”, informa.

Dezembro foi um mês atípico e com índice pluviométrico acima da média em comparação com anos anteriores. Segundo os dados históricos do Inmet, a média para o mês é de cerca de 285 milímetros. Até o dia 27, a medição do órgão já constatava 420 milímetros.

“A tendência é que a média de janeiro seja acima do normal também. Em janeiro, deve chover em torno de 400 milímetros, enquanto a média é de 380 mm. É uma condição atípica, mas esperada, porque novembro choveu abaixo da média”, explica Abreu. Ele destaca que, em dezembro, choveu cerca de 4 vezes mais do que no mês anterior e que janeiro deve continuar com a ocorrência de chuvas, principalmente no período da tarde e início da noite, com poucas ocorrências de madrugada ou pela manhã.