Agência O Dia
O ano de 2024 foi um dos mais intensos para a televisão brasileira. Os reality shows entregaram brigas, expulsão, dupla desistência e até desclassificação de participante por razões médicas. Já as emissoras precisaram lidar com saídas e chegadas de apresentadores, principalmente das atrações dominicais. A morte de Silvio Santos gerou muitas homenagens e marcou o fim de uma era. Não faltou assunto para os telespectadores! Confira tudo que agitou as telinhas neste ano:
Big Brother Brasil 24
Com o puxadinho, uma dupla entrou no jogo com imunidade por decisão do público e mais três foram escolhidas ao vivo pelos integrantes confinados na casa mais vigiada do Brasil. Por meio da dinâmica, veio o campeão e protagonista da temporada: Davi Brito. O baiano protagonizou as maiores tretas do programa, com direito a ter sua mala jogada na piscina por uma adversária e o pedido de expulsão da rival Wanessa Camargo. O motorista de aplicativo faturou R$ 2,92 milhões, maior prêmio da história da atração.
A Fazenda 16
O programa da Record carimbou o ano dos homens em reality shows. Com grupos encabeçados por Zé Love e Sacha Bali, a atração foi marcada pela dupla desistência de MC Zaac e Fernanda Campos após a ex-affair de Neymar Jr acusar o ator de agressão. A edição ainda sofreu outra baixa com a desclassificação de Rachel Brito, irmã do vencedor do ‘BBB 23’, depois de passar mal durante a prova de fogo. O vencedor da temporada foi Sacha Bali com 50,93% dos votos.
Virginia Fonseca estreia como apresentadora
Dona de um perfil com mais de 50 milhões de seguidores, a influenciadora digital ganhou uma atração no SBT. O ‘Sabadou com Virginia’ chegou às telinhas da emissora em abril.
Eliana deixa o SBT
A relação de 15 anos entre a apresentadora e a emissora da família Abravanel terminou em junho com a exibição do último ‘Programa Eliana’. Dois meses antes, o SBT havia anunciado a saída de sua contratada, que alegou ser “o momento de uma nova fase com outros desafios profissionais”. O destino da loira foi a TV Globo. A emissora também apostou na contratação de Maisa, ex-estrela mirim do SBT, que integra o elenco da novela das 18h ‘Garota do Momento’.
Homenagens a Silvio Santos
O mês de agosto foi marcado pela morte de Silvio Santos, ícone da televisão brasileira. O apresentador deixou o país de luto e recebeu homenagens em programas de diferentes emissoras. O ‘Jornal Nacional’ colocou no ar uma edição especial para revisitar a trajetória de Senor Abravanel. Já o SBT reservou o dia seguinte à perda do comunicador, curiosamente um domingo, para reprisar antigas atrações do ‘homem do baú’.
Boninho anuncia saída da TV Globo
Com mais de quatro décadas na emissora, o diretor optou por seguir novos caminhos de forma independente. O Big Boss do maior reality show do país deixou o comando para Rodrigo Dourado. A despedida de Boninho foi na direção do especial de fim de ano do cantor Roberto Carlos.
Garota do Momento
A novela das 18h estreou apenas em novembro, mas ganhou o coração dos telespectadores desde o primeiro capítulo. Ambientada nas décadas de 1940 e 1950, a história acompanha Beatriz (Duda Santos), que troca a Região Serrana pelo Rio de Janeiro em busca da mãe, Clarice (Carol Castro). A jovem acredita que foi abandonada, mas quando reencontra a familiar descobre que a mãe não se lembra dela e ainda tem outra filha com o mesmo nome: Bia (Maisa). Enquanto tenta compreender o passado, a jovem se torna garota propaganda de uma das maiores fábricas de sabonete do país.
Rodrigo Faro não renova contrato com a Record
Contratado desde 2008, Rodrigo Faro optou em comum acordo por deixar a emissora. O apresentador de 51 anos informou que foi “uma decisão tomada com muita reflexão e com o coração cheio de gratidão” e afirmou estar animado para o próximo desafio profissional.
Reformulações no SBT
Daniela Beyruti, uma das filhas de Silvio Santos e presidente da emissora, movimentou o quadro de funcionários. O programa ‘Chega Mais’ acabou e seus apresentadores Regina Volpato, Michelle Barros e Paulo Mathias deixaram a casa. Becca Milano, Christina Rocha, Chris Flores e os locutores Cléber Machado e Téo José também seguiram novos caminhos. Em dezembro, foi a vez de Raul Gil encerrar mais uma passagem pelo SBT após 14 anos no ar.
Band sofre duas baixas
Comandante do ‘MasterChef Brasil’ por 10 anos, Ana Paula Padrão surpreendeu ao anunciar a saída da emissora após a temporada de confeitaria do reality culinário. José Luiz Datena também deixou a Band e encontrou um espaço no SBT, onde assumiu a apresentação do ‘Tá na Hora’.