NA ORAÇÃO

Novena à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro lota igreja em Belém

Celebre o Natal no Santuário de Nossa Senhora de Perpétuo Socorro com orações, agradecimentos e pedidos dos fiéis.

Os devotos lotaram o Santuário de Nossa Senhora de Perpétuo Socorro na penúltima terça-feira do ano.
Os devotos lotaram o Santuário de Nossa Senhora de Perpétuo Socorro na penúltima terça-feira do ano. Fotos: Irlaine Nóbrega

Os devotos lotaram o Santuário de Nossa Senhora de Perpétuo Socorro na penúltima terça-feira do ano. Com novenas realizadas desde às 6h, a população esteve presente em mais um momento de oração para celebrar o nascimento do Menino Jesus, amanhã, 25 de dezembro. O momento foi marcado por orações, pedidos e agradecimentos dos fiéis, que aproveitaram a oportunidade para desejar boas energias ao próximo. Ainda hoje (24), uma missa será celebrada às 20h. 

“Hoje, a gente sente essa força do Natal que toma conta das famílias. É sempre um momento oportuno para as famílias viverem a fraternidade, que é uma das forças da nossa fé católica, da evangelização. As famílias confraternizam, rezam juntos, pedem perdão, se reconciliam. É o momento em que Deus Menino desce para estar próximo de nós, para mostrar o quanto Ele cuida, nos ama e quer a nossa salvação”, reflete o padre Ezequiel Bridi. 

Este ano, a esperança no amor de Jesus é a principal mensagem para o Natal 2024. “A mensagem deste Natal vem num tempo em que assistimos a tantas guerras, tragédias, falta de esperança. O Natal é sempre uma grande presença de esperança no meio de nós. Pode tudo ser difícil, mas Jesus é a nossa esperança. Ele abre uma janela, uma porta, um horizonte porque Ele é o novo sol que ilumina o nosso futuro. E mesmo contra toda a desesperança, nós temos essa grande esperança no nosso salvador e, confiando nele, a vida vai se tornar melhor mais abençoada”, disse o Vigário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. 

AGRADECIMENTOS

Durante toda a terça-feira, os devotos de diversos bairros de Belém estiveram no Santuário em um dos dezesseis horários da Novena de Perpétuo Socorro. O dia foi marcado por orações em prol da saúde, esperança e amor neste momento de confraternização entre as famílias. Com preces voltadas a Jesus, a novena celebrou a chegada do filho de Deus na noite que antecede seu nascimento. 

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é a santa de devoção de Aimê Pinheiro, de 36 anos. Diagnosticada com um câncer de mama, em 2022, ela se apegou ainda mais com Maria, por quem sempre nutriu admiração e pedia por graças nas novenas no Santuário. Para ela, foi Perpétuo Socorro que abençoou toda a caminhada em busca da cura, desde o início do tratamento até um leito no hospital e, finalmente, a cirurgia, responsável pela eliminação do tumor maligno.

Hoje (24), ela esteve mais uma vez em uma das novenas, como já é costume todas as terças do ano. Dessa vez, foi a gratidão pela cura do câncer que falou mais alto através das lágrimas. “Quando eu descobri o câncer foi muito trágico pra mim. Eu me fechei, mas sempre vivi na igreja. Foi isso aqui que me fortaleceu, eu entreguei tudo na mão de Deus e falei para Ele fazer a obra na minha vida. Foi Ele e Nossa Senhora  quem fez tudo. Quando eu abri meu coração pra Deus, coloquei Ela para passar na frente, as portas se abriram para mim, para a minha fé”, contou a devota. 

Depois de dois anos de tratamento, o reencontro foi o momento para agradecer. “Eu agradeço e peço perdão por tudo que a gente não fez e poderia fazer. Peço para Deus também dar saúde àqueles que estão precisando, olhar por todos os pecadores. Hoje, pedir pelo próximo é mais importante, para que Deus coloque o alimento na mesa daqueles que não têm, perdoar nossos pecados e abrir nossos corações. Peço também pela paz entre os irmãos”, relata a gestora de Recursos Humanos.

Como costume de todas as terças-feiras, Jair Pinheiro, de 48 anos, esteve presente durante uma das adorações do Santíssimo Sacramento, que antecedeu a novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Este ano, a data teve um significado importante para o devoto. Isso porque, dessa vez, ele pôde agradecer pela cura da companheira, que foi diagnosticada com um câncer, situação completamente diferente do ano anterior, quando ela estava em quadro complicado da doença. Com o coração voltado ao Menino Jesus, ele também pediu pela saúde das famílias de todo o mundo. 

“Eu estou muito feliz por estar aqui por mais um ano. No ano passado, nessa hora, a gente estava aqui, triste, chorando, pedindo pela cura, que nós conseguimos esse ano depois de uma cirurgia. Hoje eu e ela entramos de joelhos, sem palavras para agradecer por essa benção. Dessa vez, eu não venho somente agradecer pela saúde dela, mas pedir para que Deus perdoe todos os nossos pecados e que abençoe a saúde das famílias de todo o mundo e que dê a cura para muitas pessoas enfermas nesse dia tão especial”, desejou o técnico em segurança do trabalho.