O governador Helder Barbalho entregou nesta terça, 24, na véspera do Natal (24), o viaduto da BR-316 com a Alça Viária, no município de Marituba, Região Metropolitana de Belém. O viaduto mede 720 metros de comprimento, tem 14 de largura e altura de 5,5 metros da pista às vigas. A estrutura possui nove pilares com suas respectivas fundações e 12 vigas que garantem a sustentação da estrutura, por onde passarão veículos leves e pesados.
A estrutura foi construída pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) para levar mais mobilidade à população e melhorar a fluidez do tráfego de veículos na área. O investimento do Governo do Estado foi de R$ 20 milhões.
Além do governador, entre os presentes no ato solene estavam a vice-governadora Hana Ghassan; o secretário de Infraestrutura e Transporte do Pará, titular do NGTM, Adler Silveira; o Ministro das Cidades, Jader Filho; e a prefeita de Marituba, Patrícia Alencar.
A obra teve início com a assinatura da ordem de serviço pelo governador Helder Barbalho em 14 de novembro de 2023. No total, cerca de 200 profissionais atuaram de forma direta e indireta na obra. A entrega do viaduto estava prevista para ocorrer em maio de 2025, mas foi adiantada devido a celeridade dos trabalhos, conforme destacou o governador Helder Barbalho.
“Nós temos recursos de financiamento internacional, como também investimentos em parceria com o governo federal na composição das estratégias de garantir investimentos e obras históricas, obras de mobilidade que fazem com que o Pará tenha a capacidade de investir, de garantir mobilidade em face ao crescimento populacional e às demandas por novas vias diante do crescente número de veículos”.
O viaduto possibilitará ao condutor que vier da Alça Viária seguir direto para Belém, sem necessitar fazer retorno; e também que os condutores vindos de Marituba acessem o viaduto para seguir para a Alça Viária, sem fazer retorno, tornando o trajeto no local mais ágil. O secretário Adler Silveira afirmou que a obra permitirá mais qualidade de vida para a população, que não vai precisar gastar tanto tempo no trânsito.
“Juntamente com as prefeituras, nós vamos fazer essa transformação para melhorar o desenvolvimento econômico para a geração de emprego e renda. Aqui nas obras da Região Metropolitana, se nós juntarmos os viadutos mais o BRT, nós estamos gerando mais de 2.300 empregos diretos nas obras. Além de fazermos a transformação da logística e da mobilidade, a gente também está gerando emprego e renda para a população aqui da Região Metropolitana e de todo o estado do Pará”.
A prefeita de Marituba, Patrícia Alencar, comemorou dizendo que o viaduto é um marco histórico que vai permitir conexão entre lugares, não só para a Marituba, mas para todas as cidades que estão nos arredores do município. “É uma obra que vai beneficiar milhares de pessoas todos os dias. Isso é um compromisso com a população paraense, com a mobilidade, com o trânsito. São obras como essas que vão beneficiar a população e que no futuro próximo a gente vai ter mais qualidade de vida e podendo chegar mais cedo em nossas casas”
O Ministro das Cidades Jader Filho ressaltou que a obra é importantíssima para destravar o trânsito na rodovia BR-316 e reafirmou a parceria entre os governos. “Nós do governo federal vamos continuar trabalhando junto com o governo do Pará. A gente fica muito feliz com o resultado e vamos continuar trabalhando firme. Eu sendo embaixador paraense em Brasília, como ministro, atuarei constantemente para que a gente possa cada vez mais levar infraestrutura para as nossas cidades”.
Arte e COP 30
Além de levarem os condutores para a Alça Viária e a BR-316, as rampas do viaduto foram transformadas em um mural artístico de graffiti, por meio de desenhos e pinturas temáticas alusivas à COP 30, com representações da fauna e da flora amazônica. O artista paraense Moisés Oliveira, conhecido como Mpris Sdr, é o responsável, junto com a equipe dele, pela intervenção artística no viaduto.
“A COP 30 é o maior evento climático do mundo e com a vinda para Belém, decidimos trazer, por meio do graffiti, a representação da cultura da nossa região, com os povos originários e o nosso bioma, com uma linguagem lúdica, para que, quando as pessoas chegarem aqui, possam se sentir acolhidas e entender um pouco da nossa Amazônia por meio das artes”, afirmou Mpris.
Obras
Além do viaduto da Alça Viária, o Governo do Estado realiza a construção de outro viaduto na BR-316 com a avenida Independência, com a obra atualmente 62% concluída. Os dois viadutos se somam ao viaduto Ananin, entregue em 2023, no km 7 da rodovia, para melhorar a mobilidade em toda a área. Também são construídos os viadutos na avenida Mário Covas com a avenida Três Corações (50% executado) e avenida Mário Covas com a avenida Independência (45% concluído).
De acordo com o governo estadual, os quatro novos viadutos serão importantes para a operação do BRT Metropolitano e vão dar maior segurança nos cruzamentos. Os viadutos fazem parte do conjunto de obras para a COP 30. No âmbito do governo do estado, estão em execução cerca de 30 obras estruturantes nos eixos de saneamento, mobilidade e desenvolvimento urbano.