Belém - Sob a gestão da Norte da Amazônia Airports (NOA), o Aeroporto Internacional de Belém alcançou, nesta segunda-feira (23), um marco histórico: 4 milhões de passageiros atendidos em um único ano, pela primeira vez em sua história. O recorde foi atingido oito dias antes do fim de 2024, solidificando o aeroporto como um importante hub de mobilidade na Região Norte.
Anteriormente, o maior movimento anual havia sido registrado em 2014, com 3,7 milhões de passageiros. Em 2024, ano marcado por sucessivos recordes, o terminal também superou a marca de 415 mil passageiros atendidos em julho.
Para celebrar a conquista, o voo AD4800, proveniente de Parauapebas (Carajás), foi recebido com o tradicional “batismo” da aeronave, um procedimento em que os caminhões de bombeiros do aeroporto disparam jatos de água sobre o avião.
Entre janeiro e novembro de 2024, o aeroporto operou mais de 30,5 mil voos para 26 destinos nacionais e internacionais, um aumento de 11,4% em relação ao mesmo período de 2023. O terminal também expandiu sua malha aérea com novas frequências regulares da Azul Linhas Aéreas para Guarulhos (SP), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG), além do acréscimo de voos da TAP Air Portugal para Lisboa.
O número de voos internacionais cresceu 68% em 2024, com mais de 1.500 operações realizadas pelas companhias Air France, Surinam Airways, TAP Air Portugal, Gol Linhas Aéreas e Azul Linhas Aéreas. No total, mais de 154 mil passageiros viajaram nos voos diretos para Caiena (Guiana Francesa), Paramaribo (Suriname), Lisboa (Portugal) e Fort Lauderdale (EUA).