SEM SOLUÇÃO

Sem coleta, moradores queimam lixo em Ananindeua; vídeo

Descubra os problemas e reclamações da falta de coleta de lixo em Ananindeua. Moradores enfrentam uma situação crônica

Lixo continua tomando conta em Ananindeua
Vídeo mostra moradores queimando o lixo

Ananindeua - O problema da falta de coleta de lixo em Ananindeua persiste, o que causa reclamações de quem vive diariamente com a situação. Nesta segunda-feira, 23, um vídeo viralizou nas redes sociais mostrando um grupo de moradores ateando fogo nos resíduos, já que o lixo não estava sendo recolhido há vários dias.

O caso envolveu moradores por trás do Shopping Metrópole, na rodovia Mário Covas.

A irregularidade na coleta de resíduos é crônica na segunda cidade mais populosa do Estado. Na última semana, o DIÁRIO mostrou o drama vivido por moradores no conjunto Cidade Nova. O incômodo era notório por quem mora na travessa WE 78, entre as travessas SN 22 e SN 24, na Cidade Nova 6. Um lixão tomou conta da via, o que prejudicou até mesmo a passagem de veículos pelo local, já que um dos lados da pista está ocupado pelo lixão.

No local, era possível encontrar sacos de lixo doméstico, restos de plantas, pedaços de madeira e outros materiais descartados irregularmente no local. Segundo moradores da área, tem dias nos quais o cheiro é muito forte e invade as casas próximas.

A costureira Fátima Penha, 64 anos, afirmou que a situação do local está cada vez pior. Morando a cerca de 30 metros do lixão, Fátima está incomodada com a situação, pois, segundo ela, animais como moscas e urubus são atraídos para a área. “Nós é que sofremos e ficamos prejudicados. Tem vezes que jogam bicho morto aí. Tudo o que não presta jogam aí. O que atrai muita mosca que acabam invadindo nossa casa”, desabafa Fátima.

Também morador da mesma rua, o aposentado Jorge Paiva, 62, comenta que falta uma melhor coleta de lixo na área para atender de forma mais adequada a população quanto ao saneamento no local. O morador também destaca que além disso, há moradores que contribuem para a situação ruim descartando lixo irregularmente na WE 78. “Embaixo do lixo tem um bueiro que está entupido. Quando chove, a rua enche, prejudicando nosso ir e vir. É rato, mosca, pombo e estou cansado dessa situação que não é resolvida. É crime ambiental esse descarte aqui”.