Fluvial
Até a COP, uma espécie de BRT Fluvial, com embarcações seguras e velozes, deverá estar operando entre Belém, Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro.
Mosqueiro
Igor pleiteia junto à Seinfra retirar da gaveta o projeto de uma ponte entre Outeiro e Mosqueiro, coisa cara, porém necessária, criando um polo logístico em Belém.
Resultado
Igor garante que mesclou a sua equipe, unindo capacidade técnica e sensibilidade política. O foco é a entrega de resultados positivos.
Custos
A PMB de Igor reduz, de 40 órgãos para 31, enxugando custos. Modernização da arrecadação: o orçamento atual de Belém, com 5,6 bilhões, é igual ao de São Luís, com 200 mil habitantes a menos.
Alagamento
A Prefeitura chega focada em projeto de piscinões, para servir de reservatórios de águas pluviais, mitigando a grave situação de alagamentos. Cerca de 40 pontos de alagamentos serão monitorados eletronicamente.
São Joaquim
Igor parte para uma força tarefa, a fim de colocar a obra de saneamento do Canal São Joaquim para funcionar, abrangendo quatro bairros da cidade. Há muito a obra foi paralisada.
Reduto
A Prefeitura lançará um apelo geral em busca de ajuda, para fazer o bairro do Reduto voltar a respirar. Até a revitalização do pequeno canal.
Plano
É a hora. Igor quer revisar o obsoleto Plano Diretor Urbano de Belém, lançado em 2008. Na nova Câmara, a base do prefeito conta com o apoio de 29 dos 35 vereadores. O prefeito pensa em discutir online o plano com a população.
Braz
Igor gostou muito do projeto da Quadra para a Braz. Poderá surgir aí a primeira concessão de rua de Belém. Uma boa.
João Alfredo
Igor pretende convocar todos, absolutamente todos: órgãos públicos, entidades de classe, iniciativa privada e os camelôs para ajudá-lo a resolver o grande gargalo do eixo Santo Antônio/João Alfredo.
Animal
Igor garante que, em seis meses, elimina o transporte com tração animal em Belém. A Lei, não cumprida, é de sua autoria quando foi vereador. Hoje, ainda existem 240 carroceiros. Todos serão absorvidos pelas empresas de lixo. Técnicos serão convocados para ajudar no descontrole e proliferação de garças, em Batista Campos, e urubus, no Veropa.
Peixe
A Prefeitura partirá para um Terminal Pesqueiro – na Ceasa ou na Arthur Bernardes –, assim como um entreposto municipal. Será decretado o fim da medieval Pedra do Peixe, e o Veropa voltará a ser um cartão postal. Na torcida.
Árvore
Vem aí um grande programa de arborização da cidade. Belém voltará a ser a Cidade das Mangueiras, bem cuidadas, claro. A ideia de Igor é plantar 1 milhão de árvores, por ano de seu mandato. Slogan da gestão: “Viva Belém, a capital da Amazônia”.
Fórum
Em 2025, Igor Normando será presidente do Fórum das Cidades Amazônicas, incluindo os oito países da região.
Ambiental
Igor pedirá que a Assembleia de Deus assuma a gestão do Parque Ecológico do Município de Belém, “Gunnar Vingren”.
Imóvel
Igor mandou levantar todos os imóveis do Poder Público, em Belém, esquecidos ou subutilizados, das três esferas. Ganharão novas destinações.
Centro
Igor quer instalar todos os órgãos da Prefeitura no entorno do Palácio Antônio Lemos, para manter vivo o centro histórico da cidade. A Prefeitura deverá herdar as atuais sedes do MP e da Alepa, quando estes partirem para casa nova.
Investimento
O Invest Belém chegará focado em auxiliar e agilizar novos investimentos privados na cidade.
Edital
Igor anunciou um edital público para exploração publicitária de paradas de ônibus e praças na cidade.
Saúde
A nova administração municipal promete um “tapa” na saúde: vem aí o Postão da Saúde, com atendimento até às 22h, telemedicina e Saúde da Mulher. Uma virada para acabar com filas.
Trânsito
Sepultada depois de quatro anos vegetando, a tal Semob é coisa do passado. Agora, até os 1.100 guardas municipais atuarão, também, no caótico trânsito da cidade.
Praça
Acordo entre os colegas Chicão e Igor garante que a Assembleia Legislativa assumirá a reforma e manutenção das três praças da Cidade Velha: Carmo, Catedral e Dom Pedro II. Belém possui 240 praças e o novo prefeito lançará uma campanha de adoção de praças por entidades públicas e iniciativa privada.
Um programa especial para creches
A Prefeitura pedirá parceria ao BID para a construção de creches. Hoje, cerca de 60 mil crianças, até três anos, estão fora da creche, em Belém. O Governo Federal tem programa específico para manutenção. Igor pretende fazer parcerias com órgãos da administração pública, igrejas e centros comunitários, focado na 1ª infância. A Alepa mantém uma creche pública. Há anos, uma luta de Nelson Chaves.
Passeio em canoas polinésias
Com sete anos de operação, o clube de canoas polinésias Caruanas Va’a se prepara para aproveitar as oportunidades da COP30. Além de contar com instrutores capacitados para atendimentos em inglês, espanhol e alemão, é o único clube de canoas situado em área central da cidade, operando no complexo turístico do Ver-o-Rio. Para 2025, além de treinos, passeios e eventos corporativos, o clube expandirá sua operação com programações socioambientais, com foco no evento climático.
Super produção de carne no Pará
Este ano, o Pará aumentou muito a produção de carne, assim como a exportação de gado vivo e carne processada. Nos últimos dois meses, houve uma valorização da arroba do boi em 40%, fazendo com que a China e outros mercados diminuíssem as compras, derrubando a produção do Estado. Talvez, com a desvalorização do real, o produto brasileiro volte a ter competitividade. A esperança é que o país asiático volte a comprar para o período após o ano novo chinês.
Porto
Como este espaço adiantou, o Ministério dos Portos e a Secretaria Extraordinária da COP30 partiram para o Plano B, na recepção de grandes cruzeiros (dois da MSC) com cinco mil leitos flutuantes, durante a COP30. Não se fala mais em dragagem. A opção é aportar no píer da Sotave em Outeiro, que aliás, receberá reforço estrutural.
Melhor
Demorou, mas Brasília entendeu que a dragagem do Porto de Belém não deixaria qualquer legado para a cidade. A força da maré reporia, em seis meses, todo o sedimento removido. Os técnicos da área há muito já alertavam e os ecos chegaram à capital.
Píer
Para receber os grandes navios de cruzeiro, o píer da finada Sotave, em Outeiro, hoje operado pela CDP, receberá investimentos. Serão instalados dois dolphins, com cerca de oito metros além, deixando como legado a ampliação da capacidade portuária.
Pequenos
Mesmo sem dragagem, o Porto de Belém, com seus sete metros de profundidade, receberá pequenos cruzeiros de expedição, ampliando ainda mais o número de leitos flutuantes.
Ponte
A obra da segunda Ponte de Outeiro ainda mais célere. Inserida no contexto dos grandes cruzeiros, a ponte deverá ser inaugurada em setembro próximo. Haverá “transfer” do píer de Outeiro ao Parque da Cidade, via calha do BRT, em 25 minutos. Vapt-Vupt.
Arthur
A duplicação da Arthur Bernardes ainda poderá pegar o calor da COP, tomara. Uma conversa entre Helder e Igor, com apoio das empresas lá instaladas, poderá selar o destino da importante, porém sempre esquecida, via.
Sal
Helder inaugura, no próximo dia 29, a primeira de três passarelas, inclusive com quiosques, dando acesso privilegiado à Praia do Maçarico. E finalmente, a indispensável Cairu retornará ao Sal, ocupando vistoso espaço no novo point.
Cairu
Aposta para o primeiro semestre de 2025: sorveteria, padaria e cafeteria Cairu, com estacionamento e tudo, na esquina da Generalíssimo com Mundurucus.
Argumento
Igor Normando, prefeito eleito e diplomado de Belém, estará, nesta segunda, às 22h45, no Argumento da RBA, em entrevista gravada no Grand Mercure.
Combu
Projeto pronto e licitado, em fase de licenciamento ambiental, para a construção de sistemas de água potável e esgotamento sanitário na ilha do Combu. Orçamento de 49 milhões de reais, com selo da SEOP.
Aqualand
A segunda torre hoteleira do Aqualand, no Sal, com 182 apartamentos, inaugura nesta quinta. Conta com churrascaria, salão de beleza, cinema, fliperama e área pet. O parque fica com um total de 364 apartamentos.
Líderes
Com selo da SEOP, segue, a toque de caixa, a construção da Vila dos Líderes, em frente ao Parque da Cidade. Serão 400 apartamentos hoteleiros, administrados por bandeira do setor. Pós-COP abrigará um grande centro administrativo.
Posto
Márcio Oliveira devolveu para a família Scaf o posto de combustíveis da esquina da Generalíssimo com Diogo Móia. Deverá surgir um novo locador da estratégica área.
Frota
Segundo o Detran, a frota do Pará atingiu, em novembro, dois milhões setecentos e noventa e dois mil veículos. Em relação a 2023, o percentual de crescimento foi de 6,3%, sendo 3,2% em carros; 2,4% em caminhões; 1,6% em ônibus e 7,9% em motos.
Pomme D’Or
A 20ª edição do badalado Réveillon Pomme D’Or, na Estação, terá DJ, bateria de Escola de Samba, Banda Geh Rodrigues, Contagem Regressiva e fogos na baía. Buffet com ceia completa e bebidas não alcóolicas, a partir das 22h30, e open bar de cerveja. Não será cobrado rolha de bebidas alcóolicas.
Patrimônio
Os palacetes Bolonha e Pinho serão concedidos para a iniciativa privada: arte, café, restaurante e eventos culturais. O Chalé Tavares Cardoso, em Icoaraci, poderá ter um banco público em seu térreo, para ajudar a mantê-lo.
Âmbar
Começará em março, na Diogo Móia, a construção do prédio residencial Âmbar, uma parceria do casal Francisco e Conceição Barbosa com a Almáa Engenharia.
Social
O Ilac – Instituto Lucia e Antônio Couceiro tem como primeiro projeto a construção de 45 apartamentos para doar aos operários da Quadra Engenharia, que banca a instituição. Também investirá nas áreas cultural e artística, principalmente desenvolvendo mão de obra qualificada. Será presidido pela professora Adriana Couceiro, diretora adjunta da Emupfa- Escola de Música da UFPA.
EM ALTA
É Natal
Hoje, este espaço entra em recesso, prometendo retornar, revigorado, no domingo, 5 de janeiro de 2025. Bom Natal!
Alepa
Francisco Melo Chicão, presidente reeleito da Assembleia Legislativa do Pará, estará, no dia 30, no Argumento da RBA.
Liberdade
Faltam apenas dois quilômetros para a nova Avenida Liberdade encontrar a Perimetral.
EM BAIXA
The end
2024 encerra levando consigo o Mandarim, Namura, Restô do Porto, Hoppy Pig e Ginteria.
Lixo
Combater a imundície na cidade será prioridade de Igor. O prefeito pediu até o apoio de Helder, para um mutirão salvador.
Entulho
Entulho em toda parte. Igor garante que, em seis meses, adotará tolerância zero para o frequente descarte irregular de entulho.