ENTRONCAMENTO A MARITUBA

Governo do Estado vai liberar todas as pistas do BRT Metropolitano

Governador do Pará vistoria obras do BRT Metropolitano em Ananindeua. Objetivo é melhorar fluidez do tráfego na BR-316.

Governo do Estado vai liberar todas as pistas do BRT Metropolitano Governo do Estado vai liberar todas as pistas do BRT Metropolitano Governo do Estado vai liberar todas as pistas do BRT Metropolitano Governo do Estado vai liberar todas as pistas do BRT Metropolitano
Trecho entre o Entroncamento e Marituba foi totalmente pavimentado e recebeu sistema de drenagem
Trecho entre o Entroncamento e Marituba foi totalmente pavimentado e recebeu sistema de drenagem

O governador do Pará, Helder Barbalho, vistoria nesta quinta-feira, 26, as obras do BRT Metropolitano, em Ananindeua. Neste final de ano, o Governo do Estado libera todas as pistas da BR-316, totalizando 10,8 km de faixas, do Entroncamento até Marituba, sem intervenções de máquinas ou desvios. O objetivo é melhorar a fluidez do tráfego na rodovia.  

A composição da rodovia fica sendo três faixas de asfalto e uma de concreto, por onde circularão os ônibus expressos do BRT Metropolitano. Antes da nova capa de asfalto, a rodovia recebeu um sistema de drenagem para evitar alagamentos. 

Cerca de 2.300 profissionais atuam ou já atuaram direta ou indiretamente a obra do BRT Metropolitano, a maior obra de mobilidade urbana da Grande Belém, realizadas em uma das rodovias mais movimentadas do país. 

Além da melhoria da mobilidade, o projeto contempla a reestruturação de toda a BR-316. “Esta é a primeira vez que a BR-316 recebe um sistema de drenagem completo. Estamos entregando mais de 20 km de asfalto e seguimos trabalhando para entregar um total de 13 passarelas novas, 13 estações de passageiros, 2 terminais, ciclovia e calçada com arborização”, detalha o secretário de infraestrutura e transportes, Adler Silveira. 

Transporte – O BRT Metropolitano vai facilitar o deslocamento dentro da região metropolitana e também servirá como um modelo de transporte público eficiente e ecológico, beneficiando cerca de 2 milhões de pessoas. 

O sistema BRT vai operar com 40 ônibus elétricos, que serão utilizados exclusivamente no corredor expresso até São Brás, e outros veículos que vão fazer rotas até o centro da cidade de Belém. Todos os veículos terão ar condicionado e poluem menos.

O Sistema Integrado de Transporte Metropolitano possibilitará a melhoria da oferta de transporte nos bairros dos municípios de Ananindeua, Marituba e Benevides sem aumentar o número de ônibus no centro de Belém, com redução do tempo de viagem e pagamento de apenas uma passagem.

Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.