RAPPER NO AUGE

Filipe Ret celebra 15 anos de carreira com show no Mangueirão

Não perca a chance de celebrar os 15 anos de carreira do rapper Filipe Ret em Belém. Venha curtir seus grandes sucessos no Mangueirão.

Não perca a chance de celebrar os 15 anos de carreira do rapper Filipe Ret em Belém. Venha curtir seus grandes sucessos no Mangueirão.
Não perca a chance de celebrar os 15 anos de carreira do rapper Filipe Ret em Belém. Venha curtir seus grandes sucessos no Mangueirão.

O rapper Filipe Ret desembarca em Belém neste sábado, 21, no Mangueirão, onde apresentará seus grandes sucessos numa celebração de 15 anos de carreira, com a turnê “FRXV”. No auge da carreira, ele é considerado um dos grandes nomes do rap no Brasil e soma mais de 1 bilhão de streams. “Quero celebrar meus 15 anos de carreira com meu público que desde o início sempre me fortaleceu demais”, declarou o artista em comunicado à imprensa sobre a turnê.

Iniciado em uma batalha de MCs na Lapa, coração do Rio de Janeiro, o rapper tem uma trajetória notoriamente respeitada e é visto como um dos maiores visionários do mercado. Com a carreira crescente há uma década, já entrou para o grupo dos grandes expoentes do gênero, acumula certificados de diamante e platina, é empresário, pai de família e dono do selo Nadamal.

Filipe Cavaleiro de Macedo da Silva Faria, nome verdadeiro de Filipe Ret, nasceu no dia 19 de junho de 1985, no bairro do Catete, Zona Sul do Rio de Janeiro. Foi lá mesmo que ele começou a ter contato com a cultura do rap e do hip hop. Ainda na infância, conheceu esse estilo musical por um disco do Gabriel, O Pensador. E, na adolescência, ao ouvir o funk e o rap, intuiu que esses dois ritmos iriam se unir, da forma como acontece hoje em dia.

Apesar de ouvir rap e ficar cada vez mais interessado por esse tipo de música e de escrever poemas desde os 16 anos, foi só aos 18 anos que Filipe Ret iniciou oficialmente a sua carreira na música, quando começou a participar de batalhas de MCs da Batalha do Real, no bairro da Lapa. Naquela época, ele já adotava o nome artístico “Ret”, que era o pseudônimo que usava nas pichações que fazia nas ruas.

Enquanto marcava o seu nome na cena do hip hop carioca, Filipe Ret não deixou os estudos de lado e se formou em Jornalismo, na faculdade FACHA. Além de também grafitar e postar poemas em um blog. Mas, com o passar dos anos, ele percebeu que o seu destino mesmo estava na música, mais especificamente, no rap. Em novembro de 2009, Filipe Ret lançou o seu primeiro álbum, “Numa Margem Distante”. Infelizmente, esse trabalho não gerou grande repercussão e ficou restrito ao público que já era fã de rap.

Sem conseguir contrato com gravadoras maiores, ele resolveu criar um selo próprio, a TuduBom Records, em parceria com Shadow e DJ Mãoli. Foi assim que, com a cara e a coragem, ele lançou o disco “Vivaz”. Esse trabalho finalmente fez sucesso e teve mais de 7 mil downloads em apenas 48 horas. Uma de suas faixas é o single “Neurótico de Guerra”, que até hoje é lembrada como uma de suas melhores músicas.

Já em 2015, o artista lançou o álbum “Revel”, que chegou a vender mais de três milhões de cópias e lançou vários hits. O quarto álbum, “Audaz”, saiu em 2018 e conta com o single “A Libertina”, que é bastante elogiado. A faixa mais ouvida atualmente de Filipe Ret é “Tudo Nosso”, uma parceria de milhões com Anitta. A participação da Girl From Rio viralizou nas redes e recebeu muitos elogios, principalmente porque ela não costuma cantar trap. Outra faixa que recebeu muitos elogios do novo trabalho do cantor é “Sonho dos Cria”, parceria com o MC Poze do Rodo.

*Com assessoria