O estilingue foi criado no período neolítico, entre 8.000 e 4.000 a.C., e foi encontrado em sítios arqueológicos na Turquia. Originalmente, era utilizado como arma de defesa ou caça para atirar projéteis em alvos. A história mais conhecida sobre este tipo de armamento vem da Bíblia, quando relata a morte do gigante Golias pelo pastor de ovelhas Davi.
O termo popular para estilingue é “baladeira”, uma brincadeira de criança, principalmente no interior, hoje substituída pelos jogos e videogames nos smartphones.
Recentemente, em Ulianópolis, na região sul do Pará, a tradicional baladeira foi utilizada em uma tentativa de homicídio, conforme registro feito na delegacia de polícia local, depois da prisão do autor das agressões com uma baladeira, utilizando pedras de grande porte.
A Polícia Civil do Estado do Pará, por intermédio da Delegacia de Ulianópolis, foi comunicada sobre uma tentativa de homicídio ocorrida nas proximidades do bar do Domingos, localizado na rua Rio Branco, bairro Resende II, próximo à praça de Ulianópolis.
De imediato, a equipe policial se deslocou ao local e confirmou a veracidade das informações. Ao chegarem, encontraram João Lopes Rocha deitado no chão com algumas lesões na cabeça e no tórax. Mesmo debilitado, ele relatou que havia sido agredido com três pedradas na cabeça e uma no tórax, disparadas com uma baladeira, e que o autor da agressão era um rapaz moreno, com roupas sujas.
Em seguida, populares apontaram um homem com as mesmas características descritas pela vítima, que estava sentado em um banco da praça, como sendo o autor do crime.
Foi realizada uma busca pessoal no suspeito, identificado como Adinaldo dos Anjos Pinto, ocasião em que foram encontrados uma “baladeira” e uma pedra, instrumentos utilizados na prática criminosa.
O homem preso confirmou que havia agredido João Lopes com pedradas, pois, segundo ele, a vítima havia tentado subtrair seus pertences. Como no local não há câmeras de segurança, fica a versão do suspeito contra a da vítima.
Foram realizadas diligências para identificar testemunhas oculares do crime. A vítima, João Lopes Rocha, foi encaminhada ao Hospital Municipal, e o suspeito, Adinaldo dos Anjos Pinto, foi capturado e encaminhado à Delegacia de Polícia de Ulianópolis para responder pelo crime de homicídio tentado, conforme o artigo 121 combinado com o artigo 14, inciso II, do Código Penal Brasileiro.