HONRARIA

Secretário de Educação recebe título de ‘Cidadão Paraense’ na Alepa

Descubra a trajetória de Rossieli Soares, Secretário de Estado de Educação, e sua homenagem como 'Cidadão do Pará'.

Descubra a trajetória de Rossieli Soares, Secretário de Estado de Educação, e sua homenagem como 'Cidadão do Pará'.
Descubra a trajetória de Rossieli Soares, Secretário de Estado de Educação, e sua homenagem como 'Cidadão do Pará'.

O secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, foi agraciado nesta quinta-feira (18) com o Título Honorífico de “Cidadão do Pará“, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado. A cerimônia, realizada no plenário da Casa, contou com a presença de autoridades civis e militares, parlamentares e familiares.

“Recebo este título com a consciência de que ele representa o trabalho coletivo de muitas mãos. Quero compartilhar com todos que fazem parte da nossa equipe de Educação, e com cada pessoa que construiu sua trajetória aqui. Hoje, estou acompanhado pela minha esposa e filho, pois essa homenagem não é apenas minha, mas de todos que fazem parte dessa história. É uma grande honra fazer parte deste momento. O Pará tem uma história única no Brasil, um estado que lutou e que transformou o país, e não é por acaso que é a estrela mais alta da nossa bandeira nacional”, declarou Rossieli Soares, secretário de Educação.

A proposição foi apresentada pelo deputado estadual Eliel Faustino, que reconheceu a contribuição significativa de Rossieli para o avanço da educação no Pará.

“Esta última sessão do ano é de comemoração e, acima de tudo, de reconhecimento. Quero cumprimentar especialmente os homenageados com o Mérito da Cabanagem, a maior honraria concedida por esta Casa, e todos os que serão agraciados com o título de Cidadão Paraense”, afirmou Gustavo Sefer, atual 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Pará.

Perfil – Rossieli Soares possui mestrado em Gestão e Avaliação Educacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É bacharel em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e advogado. Foi secretário de Educação do Estado de São Paulo de janeiro de 2019 a março de 2022 e Ministro da Educação de abril a dezembro de 2018. Também atuou como secretário de Educação Básica do Ministério da Educação e conselheiro do Conselho Nacional de Educação entre maio de 2016 e abril de 2018. Além disso, foi secretário de Educação do Estado do Amazonas e presidente do Conselho Estadual de Educação do Amazonas entre agosto de 2012 e maio de 2016. Rossieli foi vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed) e secretário executivo de Gestão da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas. Participou da reformulação do Novo Ensino Médio, sancionado em fevereiro de 2017, e, como Ministro da Educação, homologou a etapa do Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em dezembro de 2018, além de ter sido secretário executivo do comitê gestor das etapas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Especialista em Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, tem se dedicado a temas como educação, gestão pública e avaliação.