HOMENAGEM

Alepa propõe título de Cidadão do Pará a Esli Garcia

Descubra a importância de Esli Garcia no futebol paraense e sua destacada performance pelo Paysandu, com 14 gols em 45 jogos nesta temporada.

O jogador é o principal destaque do Paysandu na Série B, mas vive uma situação inusitada no clube: nenhum treinador que passou pelo Papão na temporada tem dado oportunidades a ele.
Venezuelano foi destaque pelo Paysandu. Foto: Jorge Luis Totti/PSC

A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) protocolou, nesta terça-feira (17), um Projeto de Decreto Legislativo que propõe a concessão de Título Honorífico de ‘Cidadão do Pará’ ao atacante do Paysandu, Esli Garcia.

A proposição é de autoria do deputado estadual Erick Monteiro, líder da Federação PSDB/Cidadania na Alepa. A honraria será entregue nesta quinta-feira (19), em sessão solene no Plenário Newton Miranda, localizado no Palácio da Cabanagem, bairro Cidade Velha, em Belém.

A indicação ao jogador venezuelano, de 24 anos, reconhece sua relevante participação no futebol paraense neste ano, marcada por 14 gols em 45 jogos pelo Paysandu na temporada de 2024. A honraria é concedida anualmente para autoridades e personalidades que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento nas áreas da política, economia, cultura, esportes, filantropia, saúde, entre outros segmentos importantes para o estado do Pará.

Natural da Venezuela, Esli Samuel Garcia Cordeiro, o atacante Esli Garcia se destacou neste ano pelo seu desempenho em campo e por contribuir com a permanência do Paysandu na Série B em 2025. Antes de se tornar vice-artilheiro do time bicolor em 2024, Esli foi campeão colombiano com o Deportivo Táchira, clube que jogou 100 partidas e marcou 18 gols, conquistando o campeonato nacional em 2021.

Esli começou sua carreira na Portuguesa-VEN e teve passagens por clubes como Santiago Wanderers, no Chile, em 2020, e Universidad Central, da Venezuela, em 2022, ambas por empréstimo do Deportivo Táchira. Ele também foi convocado para as categorias de base da seleção venezuela.