Sabor

Chefes de cozinha do Brasil se reúnem em Belém para receber premiação 

MARIVALDO PASCOAL
MARIVALDO PASCOAL

Belém sediou a cerimônia de premiação da primeira edição do concurso gastronômico “Alimentando Nossa Cultura”. Realizado pelo Centro Cultural do Alumínio (CCAL) e patrocinado pela Hydro e pela Albras, o momento reuniu chefs de todo o Brasil, celebrando a diversidade da culinária nacional junto com a utilização dos utensílios de alumínio na gastronomia. As receitas premiadas foram exibidas em painéis durante 10 dias no restaurante Manjar das Garças, permitindo que o público possa apreciar a variedade e a originalidade dos pratos e até executar as receitas em casa. A exposição e o concurso resultaram em um catálogo virtual sobre as culinárias brasileira e paraense, o uso de utensílios de alumínio no preparo e apresentação de pratos, e as receitas vencedoras. O catálogo está disponível para download no site do concurso. 

Com o objetivo de incentivar a cultura gastronômica do país, proporcionando uma plataforma para que participantes de todo o Brasil pudessem compartilhar receitas típicas de suas regiões, utilizando ingredientes do Pará e utensílios de alumínio, o momento valorizou a diversidade de sabores e influências presentes na culinária nacional, desde a sabedoria dos povos originários da Amazônia até a miscigenação cultural presente em cada prato.  

Os vencedores do concurso “Alimentando Nossa Cultura” que representaram a diversidade gastronômica do Brasil foram: 

  • Bruna Maisa Pereira (Sul): Barreado de Jaca 
  • Renato Barbosa Mendes (Sudeste): Pancetta glaceada com melaço de tucupi preto acompanhado de feijão caboclo 
  • Patricia Castellani Castelo (Centro-Oeste): Mané Encantado 
  • Romario Rodrigues Santos (Norte): Frango, Tarê e Tucupi 
  • Fernanda Lima dos Santos (Nordeste): Godó de Banana Verde 

Além dos vencedores regionais, Jared Fernandes Baungartner recebeu Menção Honrosa pela Farofa Caminhos do Círio, e Luis Carlos Souza Nascimento, que é de Barcarena, cidade onde as operações da Hydro e da Albras acontecem, ganhou o Prêmio Especial da Terra com o Peixe à Delícia Paraense.