A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou novos detalhes sobre a Copa Verde 2025, incluindo os documentos oficiais, os clubes participantes e a tabela preliminar do torneio. A competição, que contará com clubes das regiões Norte e Centro-Oeste, além do Espírito Santo, terá o futebol paraense representado por três equipes: Paysandu, Remo e Águia.
O torneio, que acontecerá no primeiro semestre de 2025, trará o Paysandu como atual campeão, o Remo como vice-campeão do Campeonato Paraense e o Águia, que foi beneficiado por ser o melhor colocado do Pará no ranking de clubes da CBF, atrás da dupla Re-Pa.
O Paysandu, conhecido como “Papão”, é o time mais vitorioso da Copa Verde, com quatro títulos conquistados, além de ser o recordista em finais, com oito decisões em 11 edições disputadas até hoje. A estreia do futebol paraense na Copa Verde 2025 está marcada para o dia 22 de janeiro, com o Águia entrando em campo na primeira fase. Já o Remo e o Paysandu disputarão a fase seguinte, que começará em 5 de fevereiro.
A Copa Verde 2025 será composta por cinco fases, seguindo o formato da edição anterior. A primeira fase funcionará como uma espécie de preliminar, onde 16 equipes serão divididas em oito grupos, com dois times em cada, realizando confrontos eliminatórios em partidas únicas. Na segunda fase, os classificados enfrentarão, também em jogos únicos, os oito times que já estavam previamente classificados, com base no ranking da CBF. A partir da terceira fase, ou seja, nas quartas de final, os duelos serão disputados em jogos de ida e volta.
Clubes Participantes da Copa Verde 2025
- Acre: Independência, Humaitá
- Amapá: Trem
- Amazonas: Manaus, Amazonas
- Distrito Federal: Ceilândia, Capital, Vitória, Brasiliense
- Espírito Santo: Rio Branco SAF
- Goiás: Atlético-GO, Vila Nova, Goiás, Aparecidense
- Mato Grosso: Cuiabá, União
- Mato Grosso do Sul: Operário
- Pará: Paysandu, Remo, Águia
- Rondônia: Porto Velho
- Roraima: GAS
- Tocantins: União, Tocantinópolis
Calendário da Copa Verde 2025
- 1ª Fase: 22 de janeiro
- 2ª Fase: 5 de fevereiro
- Quartas de Final: 12 e 19 de fevereiro
- Semifinal: 5 ou 19 de março
- Final: 9 e 23 de abril
Este ano, a Copa Verde promete grandes confrontos e a chance de consagrar novos campeões do futebol regional, além de ser uma vitrine importante para os clubes das regiões Norte, Centro-Oeste e Espírito Santo. Fique de olho nos jogos, e acompanhe de perto a trajetória dos clubes do Pará, que entram com força na disputa da competição.