Ocorreu nesta sexta-feira (06) a posse da nova presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, órgão que representa os estados do Pará e Amapá. A desembargadora Sulamir Palmeira Monassa de Almeida assumirá a presidência pelo biênio 2024-2026, tendo como vice-presidente Maria Valquíria Norat e como corregedor regional o desembargador Luis José de Jesus Ribeiro.
A cerimônia contou com a presença de autoridades do Executivo e Legislativo dos dois estados, representantes da OAB, integrantes do sistema judiciário brasileiro, servidores e familiares dos empossados. A posse foi conduzida pelo agora ex-presidente do tribunal, desembargador Marcus Augusto Losada Maia, e ocorreu no fim da tarde, na sede do TRT8, localizada no bairro Umarizal, em Belém.
A vice-governadora Hana Ghassan Tuma representou o Executivo estadual no evento. Entre os convidados do setor empresarial, esteve presente o presidente do Grupo RBA, Camilo Centeno. “Hoje, ao assumir esta nova responsabilidade, reafirmo meu compromisso com a justiça, a ética e a transparência para construir um Judiciário eficiente e acessível a todos”, declarou Sulamir Monassa em seu discurso de posse.
A nova presidente iniciou sua trajetória como advogada no Banco do Brasil, instituição onde trabalhou por quase 30 anos. Na década de 1990, foi eleita presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Amapá. Por meio da OAB, em 2004, concorreu à vaga de desembargadora do TRT8 pelo quinto constitucional — regra que determina que 20% das vagas em determinados tribunais sejam destinadas a advogados e membros do Ministério Público, a partir de uma lista tríplice submetida ao presidente da República.
“Acredito que cada desafio enfrentado ao longo dessa caminhada fortaleceu meu propósito de servir à sociedade com coragem e determinação, promovendo uma Justiça do Trabalho cada vez mais humana, justa e eficiente”, afirmou a desembargadora. Ela também destacou os desafios do novo mandato. “O país mudou, e as transformações são inevitáveis, especialmente no âmbito do Direito, com ênfase na seara trabalhista. Nosso mandato exigirá dedicação e empenho, em cooperação com os integrantes deste sodalício”.
A vice-governadora Hana Ghassan, em discurso, parabenizou os eleitos e destacou o compromisso do Governo do Estado em cooperar com os outros poderes. “Reiteramos o compromisso de atuar de forma integrada e parceira com o Poder Judiciário, em especial o TRT8. Vivemos em um mundo de constantes transformações, o que exige adaptação sem perder de vista os princípios que nos orientam: justiça, equidade e respeito à pessoa humana”, declarou.
Hana também ressaltou os desafios enfrentados pela nova diretoria. “Este tribunal, que abrange os estados do Pará e Amapá, conhece como poucos os desafios únicos da nossa região, como a vastidão territorial, as desigualdades sociais e as riquezas naturais que nos colocam em posição estratégica para o Brasil e o mundo. À nova diretoria que assume este honroso desafio, desejo força, sabedoria e coragem”.
A eleição de Sulamir Monassa ocorreu em 11 de outubro deste ano, por meio de voto do colegiado. Ela é a décima mulher a assumir a presidência do TRT8, criado em 1941. Formou-se em Direito pela UFPA nos anos 1970, com especialização em Direito Material e Processual do Trabalho pela Unama.