INCÊNDIOS FLORESTAIS

Queimadas no Pará: Governador pede ajuda ao Ibama

Conheça as medidas adotadas e os resultados das operações.

Efetivo foi reforçado para as ações de proteção ao meio ambiente
Helder Barbalho esteve em Santarém para reforçar o efetivo das ações de proteção ao meio ambiente. Foto: Ag. Pará

O governador do Pará, Helder Barbalho, entrou em contato com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para solicitar reforço no combate às queimadas no estado. Isso ocorre porque o governo federal é responsável por 70% da área do Pará. As informações são do site da revista Veja.

As operações de combate às queimadas receberam reforço significativo, com 40 novos bombeiros, totalizando 120 profissionais. Além disso, oito novas viaturas e abafadores de incêndio foram adicionados, além de dois helicópteros para combate aéreo.

Em agosto, o governo decretou emergência ambiental, proibindo o uso de fogo para manejo de áreas e implementando o Plano Estadual de Ações de Combate à Estiagem, Queimadas e Incêndios Florestais (PAEINF 2024). Esse plano ampliou o efetivo militar em 66% e promoveu ações de salvamento, combate a incêndios e assistência humanitária.

Apesar dos desafios climáticos, o Pará registrou redução histórica de 28,4% no desmatamento em 2024, segundo o sistema PRODES/Inpe, o que representa uma diminuição de 937 km².