CLIMA NATALINO

José Maria Bezerra lança "Tempo do Verbo"

Novo álbum com canções cristãs chega às plataformas de música no dia 6 de dezembro.

José Maria Bezerra lança “Tempo do Verbo” José Maria Bezerra lança “Tempo do Verbo” José Maria Bezerra lança “Tempo do Verbo” José Maria Bezerra lança “Tempo do Verbo”
Novo álbum encerra trilogia do músico sobre o tempo. FOTO: VALÉRIO SILVEIRA/DIVULGAÇÃO
Novo álbum encerra trilogia do músico sobre o tempo. FOTO: VALÉRIO SILVEIRA/DIVULGAÇÃO

“Tempo do Verbo” é o título do novo álbum do artista José Maria Bezerra. O trabalho reúne canções cristãs e chega às plataformas de música no próximo dia 6. As canções foram compostas em 2010 e primeiramente apresentadas em 2011. Elas foram criadas como uma cantata natalina no espetáculo de final de ano do Colégio Gentil Bittencourt, naquela época. Chegaram a outros espaços posteriormente. E agora, as canções ganharam novos arranjos e chegam ao grande público por meio do novo disco.

“Em 2023, dei início a uma série de ensaios, reunindo e criando novos arranjos para fazer um registro em áudio. Até então o trabalho ainda se chamava ‘Jesus É o Nosso Salvador’. Nesses anos todos, pensava nesse projeto e nas canções sempre que chegava o mês de dezembro. Talvez esse tempo longo para ser gravado tenha amadurecido a ideia”, falou José Maria.

Canções fazem cronologia do nascimento de Jesus Cristo

Segundo o artista, as canções seguem uma ordem cronológica a partir da Anunciação feita pelo anjo Gabriel a Maria, até o nascimento de Jesus Cristo.

“Tenho dito que me cerquei dos melhores letristas para este trabalho. Pois o que há nessa sequência é uma compilação dos relatos escritos nos Evangelhos, da anunciação ao nascimento”, acrescentou ele.

As gravações foram feitas no Perau Produções por Arthur Jatene. A mixagem e masterização são de Assis Figueiredo, parceiro de mais de 30 anos de José Maria. Tal registro em áudio virou o terceiro álbum da trilogia do violonista sobre o tempo. A sequência foi iniciada em 2016 com “Tempo DiVerso”, seguida de “Através do Tempo”, de 2023.

Os músicos Fausto Duantos (bateria), Henrique Cirino (tecladista), Ricardo Smith (guitarra) e Jonathan Miranda (flauta) participam do projeto, além de cantores convidados. A esposa de José Maria Bezerra, Joelma Bezerra, e a filha Maria Beatriz, estão no álbum. Juntamente com alunos dele: Melissa Costa, Pedro Sousa, John Sodré, Caroline Ferreira, Sâmya Gonçalves.

Álbum retorna a tema recorrente do compositor: o tempo

“Depois do convite feito as esses alunos, além da nossa filha, que também canta no álbum, percebi que mais uma vez estava falando sobre o ‘tempo’. Definitivamente esse é um tema recorrente nas minhas músicas. Lancei o álbum ‘Tempo DiVerso’ em 2016. Ele fala da minha vinda de Monte Alegre para Belém e ainda de todas as influências musicais adquiridas nesse tempo. Em 2021, lancei ‘Rio Surubiú Suíte’, uma suíte para violão solo em homenagem a Sebastião Tapajós. É uma obra que também fala sobre o tempo vivido pelo Tião. Em 2023, lancei ‘Através do Tempo’. É um álbum instrumental e que tem uma outra pequena suíte chamada ‘Tempo’, em que narro, em três movimentos, minha visão e sentimento pelo tempo na região amazônica”, contou o artista.

José Maria Bezerra parou para pensar num título para o novo álbum. Então, foi quando decidiu pelo nome “Tempo do Verbo”, por sentir a necessidade de falar sobre seu lado cristão.

“E mais uma vez os Evangelhos me ajudaram nessa escolha, pois as canções falam sobre a Palavra que se tornou carne, viveu e vive entre nós. Assim, fecho o que passei a chamar de trilogia sobre o tempo. Quanto aos arranjos, penso que não saí da linha musical que tenho trabalhado. Então, mais uma vez, é um álbum conceitual, como foram os outros. Mesmo com a temática cristalina já descrita, o álbum carrega um apelo musical do gênero progressivo, que eu tanto gosto”, disse ele.

Trabalho foi pensado também como espetáculo

“Tempo do Verbo” é a primeira etapa de um projeto considerado atemporal pelo autor. Logo, pode ser relançado, revisto, ouvido e montado como espetáculo todo período de final de ano.

“A próxima etapa (2025) vai trazer as partituras e as cifras, junto com os arranjos em playback para quem quiser torná-lo um espetáculo musical natalino. E o que eu diria ao meu ouvinte sobre como ouvir o álbum? Faça diferente do que passamos a fazer nesses últimos tempos. Portanto, ouça as músicas na sequência que estão gravadas. Elas contam uma história linda e estão arranjadas de uma forma a fazer sentido”, indica José Maria Bezerra.

O álbum estará disponível a partir do dia 06 de dezembro em todas as plataformas digitais.