O Diário Online (DOL) e o Diário do Pará online, ambos do GRUPO RBA, arrebataram respectivamente o 1º e o 2º lugar na categoria Melhor Site Estadual pelo Brasil Publisher Awards (BPA), premiação da Associação Nacional de Publishers do Brasil que reconhece e celebra a inovação e excelência das melhores páginas de internet do país. A solenidade de confirmação dos vencedores foi realizada na noite desta segunda-feira, em Curitiba, no Paraná.
As premiações reconhecem o DOL e o Diário do Pará online como os melhores sites do estado.
Criado há pouco mais de uma década e meia, o DOL é o maior portal de notícias e de entretenimento da região Norte: são mais de 186 milhões de visualizações de páginas e 47 milhões de usuários à ocasião de seu 14º aniversário, completados em setembro último. Os números representam um crescimento de mais de 54% em relação ao mesmo período do ano passado em visualizações e de 160% em usuários, respectivamente, o que representa o dobro do segundo colocado, de acordo com o Google Analytics e SemRush.
O crescimento e engajamento do DOL nas redes sociais também impressiona: somando as principais redes, o DOL tem mais de 1,5 milhão de seguidores: são 403 mil seguidores no Instagram, 788 mil no Facebook, 84 mil no “X”, 220 mil inscritos no Youtube e 67,5 mil no Threads, com um alcance de mais de 1,5 bilhão e engajamento de mais de 3 milhões de pessoas.
“Estar entre os finalistas de uma premiação nacional é motivo de muito orgulho, e termos dois dos nossos portais, o DOL e o Diário do Pará, entre os vencedores só reafirma a qualidade e a relevância do nosso trabalho, no jornalismo e em tecnologia. Essa conquista reflete o empenho de toda a equipe em entregar um jornalismo sério, inovador e conectado com o público. Estamos construindo algo grandioso juntos, e essa indicação é mais um passo na consolidação do nosso papel como referência no cenário nacional. Seguimos firmes e determinados a fazer ainda mais”, declara Rodrigo Fiel, analista Web do DOL.
Criado há pouco mais de dois anos, o site do Diário do Pará, jornal impresso com mais de 42 anos de circulação no estado, não apenas reproduz as matérias diárias no ambiente virtual, mas também se tornou uma forma de deixar o leitor informado em tempo real na hora que a notícia acontece – sem perder a comodidade de poder ler a cobertura completa de todos os fatos do dia bem cedinho, com todos os detalhes.
“O site do DIÁRIO tem pouco mais de dois anos de vida no mundo digital e receber uma indicação desse porte, de estar entre os principais sites do Estado, é por si só uma grande conquista. É um projeto que já ganhou musculatura e a tendência é de crescimento permanente. O leitor do Diário já percebeu que no digital também imprimimos a marca da credibilidade que acompanha o jornal ao longo de quatro décadas. O time celebra esse reconhecimento com a responsabilidade revigorada de entregar muito mais a esse público e ao mercado”, confirma o diretor de redação do jornal, Clayton Matos.
“Estamos extremamente felizes com esse resultado e expressamos nossa gratidão aos nossos colaboradores, internautas e parceiros comerciais, que caminham lado a lado conosco nessa jornada de sucesso. Essa conquista é de todos nós! Seguimos juntos, levando informação de qualidade ao alcance de todos!”, declarou Nilton Lobato, diretor comercial do Grupo RBA.
O Brasil Publisher Awards (BPA) é a primeira premiação dedicada a reconhecer e celebrar os melhores sites e portais digitais do Brasil. O objetivo é valorizar os publishers que, todos os dias, criam conteúdos incríveis, informam o público e ajudam a construir um diálogo positivo e de qualidade em várias áreas.