HABITAÇÃO

Ministro Jader Filho autoriza 803 novas casas para dez municípios do Pará

Novas moradias do Minha Casa, Minha Vida foram anunciadas nesta quarta-feira (27).

As unidades são voltadas para as áreas urbana e rural de cidades paraenses. Foto: Gabriel Oliveira / MCid
As unidades são voltadas para as áreas urbana e rural de cidades paraenses. Foto: Gabriel Oliveira / MCid

Somente neste mês de novembro, o estado do Pará já foi contemplado com três anúncios de autorização da contratação de novas unidades do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), mas esse número vai aumentar.

O ministro das Cidades, Jader Filho, autorizou a contratação de mais 803 novas moradias do MCMV no Pará. Com este anúncio, já são 4.340 casas do programa habitacional do Governo Federal destinadas a municípios paraenses nas áreas urbanas e rurais.

As portarias MCid nº 1.346, referente ao Minha Casa, Minha Vida Rural, e nº 1.344, referente ao Minha Casa, Minha Vida Urbano (FAR), foram divulgadas no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (27). Nelas, são autorizadas as contratações de propostas em dez cidades paraenses das regiões sul, sudeste, nordeste e do Marajó.

Para o ministro Jader Filho, os novos anúncios fortalecem cada vez mais o empenho em atingir a meta estabelecida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início do mandato, de contratar pelo menos dois milhões de novas unidades do Minha Casa, Minha Vida até o fim de 2026.

“Estamos trabalhando firme no propósito de levar habitação de qualidade aos brasileiros e, em especial, ao povo do Pará. Novembro tem sido um mês de muitos anúncios, somando mais de 4,3 mil novas unidades do Minha Casa, Minha Vida no estado. Queremos seguir com o compromisso feito junto ao presidente Lula e já estamos caminhando para superarmos a meta de dois milhões no fim de 2026 em mais de 300 mil moradias”, comentou o ministro.

Em todo o Brasil, as novas autorizações do MCMV publicadas nesta quarta-feira (27) vão contratar 4.219 moradias em 91 cidades de 16 estados. As unidades habitacionais são voltadas a famílias enquadradas em quatro modalidades do Minha Casa, Minha Vida: Calamidades, Entidades, Rural e Urbano.

Veja abaixo a lista de municípios contemplados e unidades habitacionais autorizadas pelas portarias divulgadas nesta quarta-feira (27):

MCMV URBANO (FAR)

  • Conceição do Araguaia: 100 UH (Residencial Vale do Sol I)

MCMV RURAL

  • Abaetetuba: 98 UH
  • Acará: 50 UH
  • Barcarena: 150 UH
  • Chaves: 50 UH
  • Igarapé-Miri: 100 UH
  • Paragominas: 50 UH
  • Pau d’Arco: 40 UH
  • Peixe-Boi: 50 UH
  • São Félix do Xingu: 69 UH