Sabor

Coluna Rejane Barros

ENCARE QUE EU GARANTO  

Gosto quando o tempo passa e uma coisa que eu não comia há alguns anos, continua delicioso. Pão careca bem crocante na chapa, tiras de carne de porco temperadas à perfeição e bem suculentas, salada fresquinha pra alegrar o paladar. Tô falando do famoso leitão da Panificadora Combate, que eu pedi essa semana pelo iFood. Minha Nossa Senhora das calorias, como tava bom! Tem também a versão cheese, com queijo, e eggs, com ovo frito, mas preferi o raiz. Pra quem quiser ir comer ao vivo, a Combate, uma das padócas mais tradiças de Belém, fica na Rui Barbosa esquina da José Malcher. 

BÓRA ESPETAR?

Verdadeira instituição entre nós paraenses, o espetinho ou churrasquinho, acaba de ganhar seu primeiro rodízio em Belém! Toda terça, de 18 horas à meia noite, o Armazém du Chef, na Rodolfo Chermont, coração da Marambaia, a coisa pega fogo no jantar que já é o mais desejado da cidade. O rodízio tem espetinho pra todos os gostos: maminha, picanha, coração de frango, leitão com abacaxi, calabresa defumada, alcatra com bacon e outros mais. Detalhe: são oito acompanhamentos à vontade entre macaxeira frita, tropeiro, farofa e vinagrete.

CURIOSIDADE

A origem da caipirinha ainda dá pano pras mangas, porém, uma das versões mais aceitas, segundo o Instituto Brasileiro da Cachaça – Ibrac, é que ela surgiu em 1918 no interior de São Paulo, como remédio pra combater a Gripe Espanhola. Originalmente, levava cachaça, mel e até alho! Com o tempo, o alho saiu de cena (oh, glória!) e o açúcar substituiu om mel. Durante a Semana de Arte Moderna, em 1922, a birita ganhou destaque e logo se espalhou pelo Brasil. Atualmente, a caipirinha é um dos maiores símbolos da cultura brazuca. Euzinha aaaaamo! Tilintintim!

ESFÉRICAS CHEIAS DE BOSSA

O italianissimo Pizza do Macaco (segundo colocado no Troféu Estrela Azul 2024) é campeão em fazer redondas com sabores diferentes. Queijo brie com mel é uma das minhas favoritas, junto com a de presunto Parma e rúcula. Mas entre os fãs do macaquinho, uma vem se destacando desde o lançamento: a pizza de calabresa com cheddar e cebolas caramelizadas. Ao vivo, na Gentil com Dr. Moraes ou pelo iFood, sem medo de ser feliz!

Pra reviver o passado

Se tem uma coisa que lembra muito a minha adolescência é Nesquik e agora, pra alegrar o dia a dia dos grandinhos e velhotes, ele ressurge na versão cápsula pra cafeteira Dulce Gusto. Tô quase às lágrimas de tanta emoção! Dá pra fazer quente ou frio. Eu prefiro geladinho. Preparo na cafeteira, deixo esfriar, ponho na geladeira e depois mando brasa!

RECEITINHA DA RÊ

LINGUIÇA COM BATATAS

INGREDIENTES

  • 1 sachê de tempero pronto em pó sabor carne
  • 1 caixinha de molho de tomate
  • Cheiro verde picado (a gosto)
  • 600 g de linguiça toscana
  • 1 cebola cortada em rodelas
  • Batatas descascadas e cortadas em pedaços médios (a gosto)
  • Uma pitada de pimenta-do-reino
  • Uma pitada de orégano
  • 1 colher (sopa) generosa de manteiga

PREPARO

  • Aqueça uma panela de pressão no fogo, junte 1 colher (sopa) generosa de manteiga, deixe derreter e acrescente 600 g de linguiça toscana, deixando fritar de um lado com a tampa sobre a panela sem pressão, e depois do outro
  • Junte 1 sachê de tempero pronto em pó sabor carne, uma pitada de pimenta-do-reino e de orégano, misture e deixe fritar um pouco mais
  • Entre com o molho pronto de tomate, misture e agregue as batatas descascadas e cortadas em pedaços médios a gosto
  • Torne a misturar, tampe a panela e assim que pegar pressão, abaixe o fogo e marque 10 minutos de cozimento
  • Após esse tempo, desligue o fogo, tire a pressão com cuidado, abra a panela e acrescente 1 cebola cortada em rodelas, ligue o fogo novamente e deixe fritar
  • Salpique cheiro verde picado, apague o fogo, sirva e aproveite sua espetacular linguiça com batata! Bom apetite!

DROPS

  • O Banpará reafirmou seu compromisso com o esporte paraense ao apoiar a realização dos jogos da Seleção Brasileira de Basquete Masculino nos dias 21 e 24 de novembro, na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho. As partidas contra Uruguai e Panamá, válidas pelas Eliminatórias da Copa América de Basquete (AmeriCup 2025), marcaram a primeira atuação da seleção em Belém após os Jogos Olímpicos de Paris/2024. Esse patrocínio fortalece a imagem do Pará como centro de grandes eventos esportivos, resultado de investimentos em infraestrutura e políticas de incentivo ao esporte.
  • Nos dias 11 e 12 de dezembro, Jena Vieira, cônsul honorária dos Países Baixos, estará em Brasília pra participar da importante Reunião dos Cônsules Honorários na Embaixada da Holanda. O encontro reunirá representantes para discutir temas relevantes e fortalecer as relações bilaterais entre os Países Baixos e o Brasil.
  • Pra garantir a dose certa de refrescância nesse calor eterno em que vivemos, Arlindo Guimarães acionou a equipe de barmen do Manjar das Garças. Resultado: os drinks autorais da casa tão que é um sucesso só! O top 3 entre os frequentadores do restô é formado pelo Aperol, pelo Jambutini e pelo delicioso 1830. Ainda não provou nenhum? Ahhhhh para… Não acredito!
  • A época tão esperada do ano tá chegando e a Grand Cru já vai começar a preparar suas famosas cestas e kits natalinos com panetones exclusivos (aaaamo o de Vinho do Porto!), itens gourmet, além de grandes vinhos. São vários tamanhos e diversas opções pra presentear pessoas especiais.
  • No Japão, foi lançada e já faz o mó sú, a versão transparente e zero calorias da Coca-Cola. Dizem que tem o mesmo sabor da tradicional e eu gostei da ideia porque pros viciados em coquita, café e vinho tinto, como euzinha, é uma bebida a menos pra escurecer os dentes. Se baixar aqui no Brasil, vou provar.
  • Depois de um ano puxado com a agenda sempre cheia, o cirurgião infantil, Ronaldo Alves, e a mulher, a pediatra Cristina Alves, já começaram a desacelerar e trocar a agenda de trabalho pela de descanso merecido, nesse final de ano.
  • A festejada linha de vinhos portugas, franceses e italianos by World Wine, faz sucesso com exclusividade nas adegas de todas as unidades do Grupo Líder. Nunca foi tão simples descolar rótulos premiados numa simples ida ao supermercado. Os parábolas da coluna pros visionários Susana Oliveira e Renato Farias.
  • No réveillon, o Aqualand Resort promete uma programação inesquecível pra toda a família. Com uma hospedagem cinco estrelas, serviços de qualidade e acesso a todas as programações do parque aquático, o hóspede ficará distante do engarrafamento da Atalaia e poderá receber 2025 com toda a segurança e tranquilidade.
  • Celestino Rocha, presidente da Federação Paraense de Tênis e Beach Tennis, participou, em São Paulo, da posse de Alexandre Farias, o novo presidente da Confederação Brasileira de Tênis. O evento contou com a presença de outros líderes da Região Norte e de todo o país.
  • Pra matar os natalinos do coração, a designer de interiores, Débora Goldenberg, já estreou em casa, sua famosa decoração de fim de ano. Pra alvoroçar ainda mais, postou tudo em suas redes sociais. Já viu! Foi um Deus nos acuda e o celular dela não para de tocar. Esse ano, a cenógrafa da COP30 incluiu muita regionalidade no visual, utilizando peças de miriti e a beleza da  flora amazônica. ABALÔ, amigaaaaaa! 
  • Alô, fãs de Miojo! Acaba de chegar no supermercado o sabor Queijo Nacho do Cup Noodles, aquele que já vem no copinho pronto pra jogar água fervendo e traçar. Ainda não provei, mas quero muito!
  • Alô fãs da culinária síria! Passando pra lembrar que essa semana tem Quinta Árabe, no almoço da unidade Alepa do Beto Salomão. Na casa da Benjamin, os almoços à base de kibe, tabule, homus e outras delicetes, é sempre nas sextas!
  • Já me agendei. Bóra? Boa semana pra nós e, só pra lembrar, a coluna fica por aqui a semana todinha pra quem quiser reler. Fui!