AMÉRICAS AMIGAS

ONG realiza exames preventivos e gratuitos de câncer de mama

ONG Américas Amigas realiza exames gratuitos de rastreamento e diagnóstico de câncer de mama em cidades paraenses.

A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres. Foto: Divulgação
A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres. Foto: Divulgação

A partir deste sábado, 30 de novembro, a ONG Américas Amigas percorre cinco cidades paraenses, para realização de exames gratuitos de rastreamento e diagnóstico de câncer de mama, para populações em vulnerabilidade social. A iniciativa – “Chance para Todos” – tem apoio da Marinha Brasileira, sendo que os exames serão realizados até 19/12 (ver roteiro abaixo) em Navio de Assistência Hospitalar (NASH PARÁ).

A Américas Amigas foi criada em 2009, com o propósito de contribuir para a redução de câncer de mama no Brasil, entre a população em vulnerabilidade social, e neste ano de 2024 foi considerada a melhor ONG de saúde, pelo Instituto Doar-Certificadora Social e Instituto Mundo que Queremos, entidades realizadoras do prêmio.

O roteiro do NASH Pará inclui:
• Ponta de Pedras (Ilha de Marajó): Dias 30/11 e 1/12
• Santarém: 7/12 a 10/12
• Óbidos: 12/12 e 13/12
• Monte Alegre: 15/12 e 16/12
• Prainha: 18/12 e 19/12

O câncer de mama é uma das principais causas de morte de mulheres por câncer no Brasil– quando identificado e tratado no início, as chances de cura aumentam em 95,3%.

Em seus 15 anos de atuação, a Américas Amigas contabiliza 24 mamógrafos doados para serviços de saúde públicos e filantrópicos, cerca de 1,5 milhão de consultas e exames, além de promover mais de 36 mil horas de capacitação e treinamento para profissionais de serviços de saúde dedicados à detecção de câncer de mama.

Por meio de ações próprias e em parceria com outras entidades, ao longo dessa década e meia, já prestou cerca de 3 milhões de atendimentos gratuitos diretos e indiretos para pessoas em vulnerabilidade social, em 26 estados e no Distrito Federal, incluindo áreas rurais, populações ribeirinhas e indígenas.