RECONHECIMENTO

Obra de Salomão Habib é patrimônio cultural e imaterial do Pará

Explore a obra musical de Salomão Habib, músico talentoso e pesquisador. Conheça sua contribuição para a cena musical brasileira e mundial.

Salomão Habib utiliza sua arte para retratar de forma poética as peculiaridades culturais de suas raízes. Foto: Walda Marques
Salomão Habib utiliza sua arte para retratar de forma poética as peculiaridades culturais de suas raízes. Foto: Walda Marques

O Projeto de Lei nº 757/2023, da deputada estadual Lívia Duarte (PSOL), declarou a obra musical do violonista clássico Salomão Habib como Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará. Reconhecido como um dos maiores expoentes da música instrumental da região norte do Brasil, Salomão Habib utiliza sua arte para retratar de forma poética as peculiaridades culturais de suas raízes.

Além de violonista clássico, o artista também se destaca como vihuelista, alaudista, compositor, arranjador, pesquisador, autor, escritor e produtor musical. Com 46 discos gravados no Brasil e um gravado pelo selo Buch Julius em Stuttgart, na Alemanha, Habib é internacionalmente aclamado. Já realizou concertos ao lado de grandes nomes, como Yamandú Costa, Sebastião Tapajós e Fabrício Mattos, consolidando sua relevância na cena musical brasileira e mundial.