Por Gerson Nogueira e Carol Menezes
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Ibama realizaram uma operação com foco no combate ao desmatamento na Amazônia, no município de Pacajá. A ação tinha o objetivo de fiscalizar pontos de desmatamento constatados com a utilização de imagens de satélites. A equipe da PRF garantiu a segurança dos servidores do Ibama envolvidos na operação. As equipes localizaram um barracão, que estava na área desmatada. Foram apreendidos três motores e cinco sabes de motosserra, três espingardas e galões de tintas, sem documentação para uso.
VAZAMENTO
Pela pouca quantidade de itens apreendidos pelas equipes, é provável que os responsáveis pelo desmatamento tenham se antecipado à ação, fugindo antes da chegada dos fiscais. Apesar dos esforços das equipes, nenhum desmatador foi encontrado no local. Diante dos fatos, as espingardas foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil em Pacajá, a fim de que fossem adotados os procedimentos legais, em tese, pelo crime de posse irregular de arma de fogo. Os outros materiais apreendidos foram recolhidos pelo Ibama para as medidas cabíveis.
FURTO
A Polícia Federal prendeu ontem um acusado de furto no Aeroporto de Val-de-Cans. O mandado de prisão, expedido pela Justiça do Amapá, foi cumprido quando o suspeito estava na fila de embarque para São Paulo, às 10h40. O Núcleo de Polícia Aeroportuária monitorava o acusado, que saiu de Macapá para Belém no dia 20 de janeiro. O furto teria sido cometido em 2010, em uma loja de equipamentos automotivos da capital amapaense. Ele nega a acusação. Em 2008, ele já havia sido preso por desacato, também em Macapá, sendo condenado a pagamento de cestas básicas.
FAMÍLIA
Ao longo de quase quatro décadas, a maranhense Claudia Silva viveu em busca de notícias da mãe, Maria das Neves. A separação aconteceu na década de 1980, depois que a família se mudou para Tucuruí, no sudeste do Pará. Depois de muito procurar, ela decidiu pedir ajuda à Polícia Civil em Tucuruí. O reencontro ocorreu finalmente nesta semana e a família foi à Seccional da Polícia agradecer. “Fomos abençoados e viemos agradecer por toda a ajuda que recebemos”, disse Claudia, ao lado da mãe, e do delegado Thiago Mendes.
PESQUISA
A Secretaria de Estado de Saúde Pública abriu processo seletivo para bolsistas de pesquisa, que serão contratados pelo Hospital Ophir Loyola (HOL) para atuarem como pesquisadores do Registro de Câncer de Base Populacional (RCBP) na Sespa e no Registro Hospitalar de Câncer, no HOL. A finalidade é preencher seis vagas existentes e cadastro de reserva de bolsistas para atender demandas do RCBP e RHC/HOL. Podem concorrer às vagas estudantes regularmente matriculados no Curso de Graduação em Enfermagem, entre o 3º e 6º semestres.
CONCILIAÇÃO
Para reforçar a atuação das duas varas em funcionamento na Subseção Judiciária de Marabá, de prevenção de litígios e adoção de soluções consensuais para os conflitos, foi criada na subseccional um Serviço de Conciliação (Secon), instituído por meio da Portaria Diref 13/2023, assinada a 19 de janeiro pelo diretor do Foro da Seção Judiciária (SJPA), juiz federal Domingos Daniel Conceição Filho. O Serviço de Conciliação em subseções judiciárias tem o seu funcionamento disciplinado pela Resolução Presi n. 31/2015, do TRF da 1ª Região.
LINHA DIRETA
Estão definidos os nomes que irão concorrer à eleição suplementar para prefeitura de Viseu, no nordeste paraense, marcada para o dia 5 de fevereiro, próximo domingo: disputam o cargo o ainda deputado federal, Cristiano Vale (PP), e a “Mãe da Carla Parente”, pelo PSD, que literalmente substitui a filha cuja candidatura foi indeferida pela Justiça Eleitoral.
De acordo com levantamento divulgado pela Defensoria Pública Federal, das 58 operações de combate ao trabalho análogo à escravidão realizadas em 2022, somente cinco delas foram em alguma cidade da região Norte.
Hoje (28) e amanhã (29) a 4ª Edição do Festival Gastronomia das Ilhas será realizado no Outeiro das 11h até às 16h, reunindo 16 empreendedores, entre proprietários de barracas de praia e restaurantes localizados na orla, oferecendo pratos especiais com valor fixo de R$ 49,90. Ação da Prefeitura de Belém via Codem.
Na segunda-feira (30), às 10h, na Sala Vip da Assembleia Legislativa, a Comissão de Estudos do Transporte Fluvial realizará a apresentação do relatório final com as recomendações, o primeiro documento oficial no âmbito do legislativo paraense que revela a urgência de políticas públicas sobre o tema.
O Ministério Público Federal recomendou à Superintendência do Patrimônio da União (SPU) no Pará que sejam tomadas medidas para tirar do estado de abandono um terreno da União em Santarém.
A área fica no bairro Interventoria, entre as avenidas Turiano Meira, Curuá-Una, Haroldo Veloso e Castelo Branco. O local foi tomado por mato e virou foco de queimadas e de descarte de lixo, além de estar sendo utilizado irregularmente para a instalação de outdoors, entre outras ilegalidades.