Entretenimento

Morte de fãs e visita a Lula: como foi a vinda do RBD nos anos 2000

Em 2007, o RBD retornou ao Brasil em uma segunda turnê, com apresentações em São Paulo, Porto Alegre, Santa Catarina e Brasília. Neste último estado, os integrantes foram recebidos no Palácio do Alvorada pelo presidente Lula, do PT. Foto: Divulgação
Em 2007, o RBD retornou ao Brasil em uma segunda turnê, com apresentações em São Paulo, Porto Alegre, Santa Catarina e Brasília. Neste último estado, os integrantes foram recebidos no Palácio do Alvorada pelo presidente Lula, do PT. Foto: Divulgação

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Após 15 anos, a banda RBD, que se formou a partir da novela mexicana Rebelde, causou alvoroço entre fãs brasileiros ao anunciar a “Soy Rebelde World Tour”, com shows no Rio de Janeiro e em São Paulo. Não tinha como deixar o país de fora desse reencontro, pois aqui eles fizeram quatro turnês marcadas por tragédia, encontro com o presidente Lula e gravações de DVDs ao vivo.

Os ingressos para os novos shows começaram a ser vendidos na última sexta-feira, 27, e já estão esgotados. Confusões em filas e site congestionado fizeram parecer que se tratava de um dos maiores festivais do mundo. Acontece que o Brasil foi um dos lugares onde o grupo formado por Anahí, Alfonso Herrera, Dulce Maria, Maite Perroni, Christopher Uckermann e Christian Cháves fez mais sucesso, desde a estreia da novela em 2004 até os dias de hoje. As passagens pelo país exemplificam isso.

A (trágica) primeira vez Em fevereiro de 2006, o RBD fez uma apresentação gratuita no estacionamento do supermercado Extra, na avenida Guarapiranga, zona sul de São Paulo. Com um público entre 5 e 15 mil, houve confusão logo no início do show, quando pessoas que estavam na grade foram empurradas e pisoteadas. Três pessoas morreram e ao menos 42 ficaram feridas. Na época, a organização do evento se defendeu dizendo que a causa do tumulto havia sido a euforia dos fãs.

Já em outubro do mesmo ano, o grupo mexicano voltou ao Brasil e se apresentou no Domingo Legal, programa do SBT, emissora onde a novela era transmitida. Eles foram levados para conhecer o Guarujá, litoral de São Paulo, passearam de barco e dançaram funk e samba.

A banda fez uma série de apresentações pelo país com a turnê Generación. Ao todo foram 13 shows em 12 cidades. Uma das apresentações mais marcantes do grupo aconteceu no Maracanã, o que resultou no DVD “Live in Rio”.

O encontro com o presidente Lula. No ano seguinte, em 2007, o RBD retornou ao Brasil em uma segunda turnê, com apresentações em São Paulo, Porto Alegre, Santa Catarina e Brasília. Neste último estado, os integrantes foram recebidos no Palácio do Alvorada pelo presidente Lula, do PT, que cumpria o seu segundo mandato na época. O grupo jogou futebol, fez churrasco com o presidente e ainda doou uma guitarra autografada para a campanha Fome Zero, o que gerou a foto dos integrantes com Lula tocando o instrumento ao lado da ex-primeira-dama Marisa Letícia.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Marisa Letícia recebem os integrantes do conjunto musical mexicano RBD, em Brasília (DF). Eles doaram uma guitarra para ser leiloada pelo programa Fome Zero.

Em 2008, a banda começou a turnê “Empezar Desde Cero”, de abril a maio. Naquele ano, o RBD participou das comemorações do 48º aniversário de Brasília, para um público entre duzentas e quinhentas mil pessoas, e gravou o DVD “Live in Brasília”.

A partir da turnê também surgiu o álbum de mesmo nome, que contou com sucessos, como a canção “Y No Puedo Olvidarte”.

A despedida A banda anunciou seu fim em agosto de 2008 e, com isso, veio também uma turnê de despedida. A “Turnê do Adeus” proporcionou shows entre novembro e dezembro no Brasil naquele ano. As apresentações foram feitas em São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Porto Alegre e Brasília. Alguns desses shows aconteceram sem a presença de Maite Perroni, que estava nas gravações da novela “Cuidado com o Anjo”.

O último álbum ao vivo do grupo aconteceu em 29 de novembro de 2008, em São Paulo, com o mesmo título da turnê. Ele foi lançado quase um ano depois de sua gravação.
O reencontro O grupo já tem três datas de shows marcadas para 2023 no Brasil. Nos dias 17 e 18 de novembro em São Paulo e 19 no Rio.