FATURAMENTO

Comerciantes projetam aumento nas vendas no fim de ano em Belém

Lojistas e ambulantes animados com as vendas de fim de ano no Centro Comercial de Belém. A expectativa é de aumento no fluxo de clientes.

Com o movimento intenso de consumidores pelas ruas do Centro Comercial de Belém, na sexta-feira (22), lojistas e ambulantes estão animados para as vendas neste período de fim de ano.
Com o movimento intenso de consumidores pelas ruas do Centro Comercial de Belém, na sexta-feira (22), lojistas e ambulantes estão animados para as vendas neste período de fim de ano. Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.

Com o movimento intenso de consumidores pelas ruas do Centro Comercial de Belém, na sexta-feira (22), lojistas e ambulantes estão animados para as vendas neste período de fim de ano. Além disso, o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário promete aquecer as vendas.

Gerente de uma loja de vestuário e acessórios masculinos, Karla Martins, 37 anos, conta que o dia foi bastante movimentado, com consumidores comprando peças já para os ‘looks’ de Natal e Ano Novo. A expectativa é que neste fim de semana o fluxo de clientes aumente ainda mais.

“Nós temos uma marca própria, vendemos bonés, sandálias, conjuntos e as vendas têm sido boas, tudo está saindo bastante. Então, pela movimentação, pela procura, e ainda contando com o pagamento do décimo terceiro salário, a gente já espera que esse ano seja melhor do que o anterior. A gente sempre acredita que pode superar”, ressalta.

Mas o aquecimento nas vendas também depende dos produtos comercializados. Por exemplo, na loja de variedades onde trabalha o vendedor Léo Valentine, de 30 anos, os clientes começam a comprar em datas mais próximas das celebrações de fim de ano, já que os produtos em destaque e mais procurados são os cosméticos, usados para presentear nas tradicionais brincadeiras de ‘amigo secreto’ familiares e nas empresas.

Centro Comercial de Belém já está bastante movimentado para as compras de fim de ano.
Centro Comercial de Belém já está bastante movimentado para as compras de fim de ano. Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.

“O pessoal que vai comprar esse tipo de presente deixa para a última hora, então o movimento aquece mesmo mais próximo às datas. O mesmo acontece com artigos natalinos de decoração. Estamos esperando um período de boas vendas e o décimo terceiro salário com certeza ajuda a dar uma guinada”, explica.

O ambulante David Matos, 43 anos, também está otimista com o pagamento da gratificação natalina dos trabalhadores. Segundo ele, o movimento de vendas ainda está fraco, mas deve melhorar a partir do dia 5 de dezembro. O trabalhador, que comercializa peças de roupas masculinas, variando entre R$25,00 a R$50,00, diz que até agora a clientela que chega na banca tem aproveitado para adiantar as roupas das festas de fim de ano.

“O movimento melhora a partir dessa data porque sai o pagamento do benefício e do salário, aí o comércio começa a melhorar mesmo, mais pessoas circulando. A gente sempre se mantém positivo para que as vendas arrebentem e superem a expectativa”, ressalta.