Entretenimento

Projeto Vale Música abre temporada de aulas-concertos

O Theatro da Paz recebe, às 20h, desta quinta-feira, 28, o concerto sinfônico: "Concerto Especial de Páscoa", que promete encantar o público. FOTO: EDIEL SOUSA / DIVULGAÇÃO
O Theatro da Paz recebe, às 20h, desta quinta-feira, 28, o concerto sinfônico: "Concerto Especial de Páscoa", que promete encantar o público. FOTO: EDIEL SOUSA / DIVULGAÇÃO

Neste sábado (28), às 9h, foi realizada a primeira aula-concerto de 2023 do projeto “Vale Música Belém”. A programação ocorreu na sala Augusto Meira, na sede da Fundação Amazônica de Música (FAM). Neste domingo, dia 29, a Orquestra Jovem Vale Música apresenta concerto com obras de Dvorak, às 18h, no mesmo espaço.

Na aula-concerto, pela manhã, ocorreram apresentações do Coro Infantojuvenil Vale Música, do Conjunto de Flautas Doce Vale Música e de solo, duos e quartetos. Entre as atrações está o Quarteto Norte, que é coordenado pelo professor Ronaldo Sarmanho.

O grupo é formado pelos alunos Giovan Amaral e Ludmila Higino (violino), Vitor Freitas (viola) e Alípio Vilena (violoncelo), e é o atual vencedor do XV Concurso Dóris Azevedo para Jovens Musicistas, promovido pela Fundação Carlos Gomes, na categoria Música de Câmara.

ORQUESTRA

Já na apresentação de domingo, às 18h, a Orquestra Jovem Vale Música (OJVM) fará concerto aberto ao público. Na programação, duas peças do compositor tcheco Antonín Leopold Dvorak (1841-1904).

Serão apresentadas a “Dança Eslava, nº 8, op. 46”, e “Sinfonia nº 8 op. 88, em Sol maior”, sob a regência do maestro Renan Cardoso, que iniciou seus estudos no projeto aos 8 anos de idade e é atualmente regente titular da OJVM.

Criada em 2010, a Orquestra Jovem Vale Música é um importante resultado do Projeto Vale Música Belém. Reúne jovens de 14 a 29 anos de idade que já se apresentaram em importantes salas de concerto em Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Recife, São Luis e Fortaleza, além de ter feito parcerias com grandes solistas internacionais.

As ações são promovidas pelo projeto Vale Música Belém, desenvolvido pela Fundação Amazônica de Música (FAM), com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Desde 2004, a iniciativa transforma a vida de alunos do ensino público, formando músicos profissionais que atuam no Brasil e no Exterior.

Já são mais de cinco mil pessoas impactadas por meio do ensino e da aprendizagem da música. O projeto atende 300 crianças e jovens atualmente e conta com a Orquestra Jovem, Grupo de Flautas Doce, Banda Sinfônica Jovem, Grupo de Percussão de Câmara, Orquestra de Violinos e Coral Infantojuvenil.

DE VOLTA

Aulas-concertos do Projeto Vale Música Belém apresenta: Orquestra Jovem Vale Música
Quando: Amanhã, 29, às 18h
Onde: Sala Augusto Meira Filho – Fundação Amazônica de Música-FAM (Av. Governador Magalhães Barata, 1022, entre 14 de abril e Castelo Branco – São Brás)
Quanto: Gratuito