O Comando de Missões Especiais, liderado pelo coronel Mariúba, em apoio de uma viatura da Rotam, foi averiguar uma denúncia sobre um encontro de criminosos em um apartamento no residencial Portal do Aurá II, onde os suspeitos estariam entrando com armas de fogo.
O Portal do Aurá II já havia sido alvo de várias operações policiais, assim como o residencial Abrigo, no bairro Terra Firme, que tem se tornado refúgio para faccionados de áreas onde ocorrem intensas operações policiais.
No final da tarde de terça-feira (19), o comando do 30º Batalhão, através do tenente-coronel Ney, recebeu um pedido de apoio da Rotam e designou a viatura 3006 para a missão. De acordo com o boletim, a denúncia anônima indicava que no bloco 21 do residencial Portal do Aurá II havia um grupo de suspeitos envolvidos com o crime organizado, planejando ações criminosas para a noite de terça-feira.
Ao chegarem ao local, as guarnições foram recebidas a tiros. A equipe da Rotam, que liderava a operação, revidou a agressão, atingindo um dos suspeitos, identificado como Glauber Dias Freitas.
O ferido foi socorrido ao Hospital Metropolitano de Urgência de Ananindeua, mas não resistiu aos ferimentos e foi declarado morto ao dar entrada na unidade de saúde.
Durante a revista no local, os policiais apreenderam cinquenta petecas de cocaína, trinta petecas de óxi, duzentos gramas de maconha e uma arma de fogo, que foram encaminhados à delegacia da área.