Com o objetivo de capacitar negócios liderados por mulheres negras e indígenas empreendedoras do Pará, e fomentar a economia local, a Cielo, líder em soluções de pagamento, anuncia a 3ª edição do Impulsiona Cielo. O programa de bolsas é financiado pelo Fundo de Impacto Social da empresa e realizado em parceria com a EF Education First.
Com um investimento superior a R$ 2 milhões, o projeto visa oferecer soluções em educação financeira, empreendedora, digital e ensino de inglês, com foco em mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Nesta edição, intitulada Impulsiona Cielo Amazônia, o programa destaca duas frentes de investimento, alinhadas à COP30 – Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em Belém do Pará, em novembro de 2025.
Este evento internacional reunirá líderes globais para debater questões climáticas, atraindo uma audiência estimada de 40 mil pessoas, incluindo 7 mil membros da ONU e delegações internacionais, segundo a FGV.
APOIO ÀS MULHERES
O estado do Pará, segundo dados do IBGE, tem uma população de 50,1% de mulheres, mas a desigualdade de gênero ainda persiste, com a remuneração média feminina 5,7% inferior à dos homens. Neste cenário, a 3ª edição do Impulsiona Cielo busca apoiar empreendedoras e trabalhadoras, com foco em mulheres negras e indígenas do ecossistema turístico de Belém. O objetivo é prepará-las para desenvolver habilidades de comunicação, influência e gestão, fundamentais para a participação na COP30.
O projeto visa não apenas promover a igualdade de oportunidades entre os gêneros, mas também impulsionar a economia local e criar um legado sustentável para o pós-COP30, por meio da capacitação de 3 mil mulheres do comércio em Belém e outras cidades turísticas do Pará. A formação acontecerá ao longo de 12 meses, divididos em duas frentes: aperfeiçoamento do inglês e desenvolvimento de negócios sustentáveis. A parceria com a EF Education First, especializada em ensino de idiomas, garante a qualidade do programa.
Durante o programa, as 3 mil mulheres terão acesso a bolsas de inglês por meio de plataformas online ou aplicativos da EF, com mais de 3 mil horas de conteúdo prático e especializado, abrangendo desde o inglês básico até o avançado, em áreas como turismo, finanças e negócios. Após seis meses, 475 participantes serão selecionadas para aulas ilimitadas de inglês ao vivo na plataforma EF English Live, proporcionando uma experiência ainda mais imersiva.
Além disso, as participantes serão convidadas para a fase final do Impulsiona Cielo Amazônia, que inclui workshops, mentorias voluntárias e treinamentos sobre vendas, empreendedorismo, diversidade, mudanças climáticas e mais.
As inscrições para o programa estão abertas de 5 a 24 de novembro, com prioridade para mulheres negras e indígenas ativas no ecossistema turístico de Belém e cidades vizinhas. Os interessados podem se inscrever no Blog da Cielo (https://blog.cielo.com.br/institucional/impulsiona-cielo-amazonia/).
A CIELO
A Cielo é uma empresa comprometida com a transformação social e busca ampliar seu impacto por meio da inovação e do fomento ao empreendedorismo, educação, tecnologia e diversidade. As edições anteriores do Impulsiona Cielo contribuíram com mais de 522 horas de mentorias para mulheres negras de São Paulo, especialmente em áreas como gastronomia, com foco na geração de renda e educação empreendedora.
“Estamos entusiasmados com o lançamento da terceira edição do Programa Impulsiona Cielo, especialmente em um momento tão significativo para Belém, com a proximidade da COP30. Acreditamos que capacitar mulheres empreendedoras e fortalecer a economia local são fundamentais para criar um legado duradouro de desenvolvimento sustentável e inclusão”, afirma Angélica Campos, líder de Gente, Gestão e Performance da Cielo.
Eduardo Santos, CEO Latam da Hult EF, complementa: “Nosso compromisso é ir além do ensino de inglês. Queremos capacitar as empreendedoras do Pará para que tenham mais confiança e autonomia na comunicação com visitantes internacionais, contribuindo para o crescimento da economia local e a transformação social.”
O Impulsiona Cielo Amazônia é, assim, uma iniciativa de impacto que visa promover a igualdade de gênero, fortalecer a economia local e preparar as mulheres para um futuro mais sustentável e próspero, alinhado aos grandes desafios globais, como as mudanças climáticas.