Após a conclusão da operação para içamento das vigas de sustentação do viaduto Alça Viária com a BR-316 esta semana, o Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) inicia uma nova fase de trabalho para a elevação das vigas de concreto do viaduto vizinho, na BR-316 com a avenida Independência. Mudanças no trânsito serão necessárias de 18 a 29 de novembro.
Com 30% das obras executadas, o viaduto da Independência terá 740 metros e possibilitará que os motoristas que estiverem na avenida Independência possam acessar a BR-316 sentido saída da capital, sem precisar fazer o retorno. Também vai permitir aos condutores que estejam no sentido Marituba, o acesso direto pelo elevado à avenida Independência.
“No total, vamos içar 12 vigas de sustentação do chamado ‘tabuleiro’, a pista do viaduto onde veículos vão trafegar. Para realização do serviço, que contará com a atuação de dois guindastes e peças de 50 toneladas, parte da rodovia precisará ser interditada e serão abertos desvios temporários no trecho do km 09, em Ananindeua”, afirma a engenheira Emanuele Gaia, fiscal do NGTM.
O governo do Estado também está construindo outros quatro viadutos para melhorar a mobilidade, criando corredores alternativos para o tráfego na Região Metropolitana de Belém. Eles ficam localizados na avenida Mário Covas com a avenida Três Corações; Avenida Mário Covas com a Independência, BR-316 com a Alça Viária; e avenida João Paulo II com a avenida Dr. Freitas.