FÉ ALÉM DE BELÉM

Imagem peregrina da Virgem de Nazaré está em Miami até o dia 17

Participe do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Miami. Saiba mais sobre a procissão que une fieis brasileiros nos Estados Unidos.

Participe do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Miami. Saiba mais sobre a procissão que une fieis brasileiros nos Estados Unidos.
Participe do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Miami. Saiba mais sobre a procissão que une fieis brasileiros nos Estados Unidos. Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.

Pelo segundo ano, a procissão com devotos de Nossa Senhora de Nazaré será realizada nos Estados Unidos, na Igreja Santa Catarina de Siena, em Miami (Florida), no dia 17, próximo domingo. Porém a programação começou hoje, dia 14, com visitação em oito paróquias e instituições no sul do estado.

No ano passado, com o apoio de entidades brasileiras e locais, a tradição foi trazida para os EUA pela primeira vez por imigrantes brasileiros com o objetivo de fortalecer a fé pela devoção a Maria. Vale lembrar que o tema do Círio 2023 foi “Com fé e oração com Maria ultrapassando fronteiras”.

Este ano, com o objetivo de unificar e fortalecer a mensagem da Igreja, o tema do Círio do Estados Unidos é o mesmo do Círio 2024: “perseverar na oração na oração com Maria, mãe de Jesus”.

A programação será encerrada no dia 17 de novembro, com um traslado Moto-rodoviário que sairá do Santuário Nacional de Nuestra Señora de la Caridad, após a missa das 11h, com destino a Igreja de Santa Catarina de Siena, onde às 16h30 terá início ao Rosário. Às 17h terá início a procissão do Círio com a Imagem Peregrina sendo conduzida na berlinda acompanhada da corda do Círio. Haverá ainda uma santa missa bilíngue presidida pelo Bispo Dom Enrique Delgado.

Responsável pela programação em solo norte americano, o paraense Carlos Waldney Cruz, conta que já há três anos morando nos Estados Unidos, passou a sentir muita falta de vivenciar o Cirio de alguma forma onde mora.

“Tivemos a felicidade de encontrar uma igreja aqui perto de onde moramos com missa em português, com brasileiros e tudo mais, mas parece que faltava alguma coisa. Começamos uma longa tratativa para trazer Nossa Senhora aqui. Ultrapassamos cada barreira e ano passado conseguimos, com apoio da Diretoria da Festa de Nazaré, do secretário de Estado de Turismo, Eduardo Costa. E agora vamos fortalecendo, mobilizando, unindo forças”, explica.