O Grammy Latino, que aconteceu na noite desta quinta-feira (14), premiou o álbum “Radio Güira”, do dominicano Juan Luis Guerra, como o principal vencedor da noite. O dominicano concorria na categoria com Xande de Pilares, com o álbum em que canta Caetano Veloso, além de nomes como Shakira e Karol G.
Guerra venceu também nas categorias de melhor álbum de merengue/bachata, gravação do ano e canção tropical, com “Mambo 23”.
O grupo venezuelano Rawayana levou o gramofone de melhor canção pop por “Feriado”. E Jorge Drexler foi o escolhido com “Derrumbe,” a melhor canção.
O prêmio, que olha para a indústria da América Latina, Central e do Sul, além de composições em espanhol, ocorreu no Miami Beach Convention Center, nos Estados Unidos.
Anitta, uma das estrelas da noite, concorria à gravação do ano por “Mil Veces” e terminou sem premiações, mas foi destaque em apresentação no palco do Grammy Latino ao lado de Tiago Iorc. Os dois homenagearam o músico brasileiro Sergio Mendes, morto aos 83 anos em setembro deste ano, com uma versão acústica de “Mas Que Nada”, de Jorge Ben Jor, dada de presente ao pianista.
A canção fez sucesso nas paradas americanas e até hoje é usada em trilhas de filmes internacionais, além de ganhar regravações.
Na versão voz e violão, usando um longo, rendado e transparente vestido branco assinado pela estilista brasileira Patrícia Bonaldi, Anitta cantou também “Mil Veces” ao lado de Iorc.
Durante a tarde, na chamada première, que antecede os prêmios principais, a maioria dos gramofones foi entregue, inclusive os dedicados à música brasileira. A entrega das principais categorias, além de canção pop, álbum do ano, gravação do ano, canção do ano e revelação aconteceu a partir das 22h.
Entre os artistas brasileiros, os únicos que concorreram aos principais prêmios foram Anitta e Xande de Pilares. O músico brasileiro mais premiado na première foi Jota.pê, que venceu as três categorias em que estava indicado.
Na cerimônia da tarde, Nathy Peluso e Edgar Barrera ganharam três prêmios cada um. O americano natural do Texas levou o gramofone de compositor do ano, produtor do ano e melhor canção regional mexicana
Entre os artistas brasileiros, os únicos que também concorrem aos principais prêmios são Anitta e Xande de Pilares. Além deles, nomes como Alok e Tiago Iorc também receberam indicações para além das exclusivas ao Brasil, ainda que não tenham sido categorias centrais.
VEJA AS PRINCIPAIS PREMIAÇÕES
Álbum do ano
- Radio güira – Juan Luis Guerra
Gravação do ano
- “Mambo 23” – Juan Luis Guerra
Canção do ano
“Derrumbe,” Jorge Drexler
Canção pop
- “Feriado”, Rawayana
Revelação
- Ela Taubert
Álbum de música urbana
- “Mañana Será Bonito (Bichota Season)”, Karol G
Canção urbana
- “Bonita”, Daddy Yankee
Álbum de rock
- “El Dorado (En Vivo)”, Aterciopelados
Álbum de pop/rock
- “Reflejos De Lo Eterno”, Draco Rosa
Álbum de música alternativa
- “Autopoiética”, Mon Laferte