CONQUISTA

Coletivo ParáCiclo vence categoria no Prêmio Bicicleta Brasil

Vencedores do Prêmio Bicicleta Brasil são anunciados pelo Ministério das Cidades
Vencedores do Prêmio Bicicleta Brasil são anunciados pelo Ministério das Cidades

O Ministério das Cidades divulgou as iniciativas vencedoras do Prêmio Bicicleta Brasil. Das seis categorias, quatro renderão R$ 50 mil às instituições responsáveis: “Segurança Viária”, “Sistemas de Informação e Redes”, “Mobilização e Incidência Política” e “Fomento à Cultura da Bicicleta”. Nas outras duas, “Projetos, Planos, Programas e Urbanização” e “Incentivo ao Uso da Bicicleta”, os vencedores receberão, além dos troféus, uma menção honrosa.

Conheça as iniciativas campeãs

Na categoria “Segurança Viária”, o “Mobilidade em transformação: Assistência Técnica para o Boulevard Beira Rio” , do Cidade Ativa, de São Paulo, foi o vencedor. A instituição ofereceu apoio a um projeto de mobilidade urbana voltado ao incentivo ao uso da bicicleta, à segurança viária e à ampliação de espaços de pedestres na capital paulista.

Já na categoria “Sistema de Informação e Redes”, o “CicloMapa” , fruto da parceria entre a União dos Ciclistas do Brasil e o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento, ficou com o primeiro lugar. A plataforma tem como objetivo facilitar o acesso a dados de infraestrutura cicloviária nas cidades brasileiras.

No Norte do país, o Coletivo ParáCiclo, de Ananindeua, no Pará, venceu a categoria “Mobilização e Incidência Política” graças ao projeto “Perifa na Pista” . A iniciativa incentiva mulheres a fazer deslocamentos nas periferias da Região Metropolitana de Belém usando a bicicleta como o principal meio de transporte.

Do Norte para o Sudeste, a “Pesquisa Perfil do Ciclista Brasileiro” , do Rio de Janeiro, é de responsabilidade da Associação Transporte Ativo e ganhou a categoria “Fomento à Cultura da Bicicleta”. A pesquisa tem como objetivo gerar dados capazes de impulsionar a construção de políticas públicas que promovam o uso da bicicleta nas cidades.

No Nordeste, a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos de Fortaleza foi campeã da categoria “Projetos, Planos, Programas e Urbanização” com o “Pedala Mais” . A nova política cicloviária da capital cearense foca em aumentar a segurança e o conforto para quem pedala, além de expandir e diversificar o público nas ciclovias e ciclofaixas da cidade.

Fecha a lista o projeto “Ciclomobilidade: Pedalando para o futuro” , do Colégio Estadual Prefeito João Maria de Barros, de Campina Grande do Sul, Paraná, que terminou em primeiro lugar na categoria “Incentivo ao Uso da Bicicleta”. O projeto é voltado à recomposição da aprendizagem dos alunos, em meio ao incentivo ao uso da bicicleta como transporte menos poluente e valorização do meio ambiente, inspirado na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

O que é o Prêmio Bicicleta Brasil?

O Prêmio Bicicleta Brasil é uma iniciativa de valorização, fomento e premiação de boas práticas que incentivem o uso da bicicleta no território nacional. Foram habilitados para concorrer ao prêmio 76 projetos técnicos, científicos ou artísticos que objetivam a melhoria das condições de mobilidade nas cidades.