O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou os dados de presentes, ausentes e concluintes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 por unidade da Federação. As informações são preliminares e se referem ao primeiro dia de aplicação, no último domingo (3). Os dados definitivos dependem da consolidação por parte da empresa aplicadora e serão informados em janeiro de 2025, juntamente com os resultados finais do exame. No Pará, dos 247.752 inscritos, 24,8% faltaram. A taxa de presença foi de 75,2%.
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Dos mais de 4,3 milhões inscritos, 73,4% participaram da prova no primeiro dia. O índice revela um aumento de 1,5% em relação ao Enem 2023, quando 71,9% dos inscritos compareceram. Dos concluintes do ensino médio da rede pública, 94% se inscreveram. O aumento desse público no exame foi de 36% em relação à edição de 2023, quando 58% dos concluintes fizeram inscrição. Das 27 unidades da Federação, 14 tiveram 100% de seus concluintes inscritos no Enem.
Painel – Para esta edição, o Inep ampliou a transparência e o rol de dados sobre o exame, com as principais informações disponíveis no Painel Enem. A plataforma interativa permite o acesso aos dados de forma abrangente, conforme o interesse de quem a utiliza. O painel traz informações a nível de país, regiões, estados e municípios (em números absolutos e percentuais).
Confira alguns dos dados disponíveis:
- Número de inscrições;
- Número de inscrições confirmadas;
- Concluintes da rede pública (principal público-alvo do exame);
- Situação dos participantes em relação ao ensino médio (3º ano);
- Situação dos participantes em relação ao ensino médio (1º e 2º ano);
- Situação dos participantes em relação ao ensino médio (já concluiu ou não cursa);
- Isentos da taxa de inscrição e pagantes;
- Número de mulheres ou homens inscritos;
- Cor;
- Faixa etária.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.