“Poder contar com uma boa infraestrutura, com salas climatizadas e laboratórios disponíveis para melhorar o nosso aprendizado, está fazendo toda a diferença no dia a dia escolar. Depois das obras, temos conforto para estudar e isso influência diretamente no ensino e nos resultados que vamos alcançar com esses investimentos. Essa transformação era sonhada há anos e ver a realização desse desejo e o quanto melhorou a nova estrutura nos deixa muito agradecidos”, celebra o aluno Gustavo Barros, 16 anos, do 2° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Antônio Teixeira Gueiros, entregue no dia 2 de outubro, após reconstrução, pelo Governo do Estado, no município de Ananindeua.
De 2020 a 2024, 15 escolas foram entregues, reconstruídas e ampliadas no município, por meio de investimentos do poder executivo estadual, por meio da Secretaria de Educação do Estado do Pará (Seduc), cujo objetivo é fortalecer o ensino no Pará. Além disso, o Governo do Pará entregou, no último dia 3 de outubro, uma unidade do Programa “Creches Por Todo o Pará”, no bairro do Curuçambá, que vai atender 200 crianças com idade entre 0 a 5 anos.
“Nós, com o Unicef, fizemos um diagnóstico e o Pará tinha um déficit de 30 mil vagas em todo o território estadual. A partir disso, iniciamos a construção de 150 creches para garantirmos todas as ofertas e zerar a fila de acesso ao ensino infantil. Já entregamos a creche de Oriximiná, entregamos aqui e vamos entregar a de Benevides, já praticamente pronta. E, um total de 149 unidades espalhadas pelos 144 municípios, cada município vai ganhar uma creche”, frisou o governador Helder Barbalho, durante a entrega da creche em Ananindeua.
Em todo o Estado, 155 unidades de ensino já foram entregues reconstruídas pelo governo em todo território paraense. Em Ananindeua, foram entregues as escolas: Luiz Nunes Direito, Instituto bom pastor, Walter Bezerra Falcão, Prof. Manoel Saturnino de Andrade Favacho, Maguari, Oneide de Souza Tavares, Rui Barata, Elaine Ismaelino de Freitas, Padre Pietro Gerosa, Jornalista Romulo Maiorana, Prof. Zulima Vergolino Dias, Joaquim Viana, Antônio Teixeira Gueiros, Dom Alberto Gaudêncio Ramos e Antônio Bezerra Falcão; esta última entregue à população no último dia 4 de novembro e deve atender 125 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
A Escola Estadual Antônio Teixeira Gueiros, que atende cerca de 700 estudantes dos ensinos Fundamental (regular), Médio (integral) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), passou a contar com salas de aula climatizadas, sala de leitura, laboratório de informática, sala de atividades práticas, sala da coordenação, direção, secretaria, sala dos professores, cozinha, depósito de merenda, depósito de limpeza, quadra de esportes coberta e banheiro adaptado. Um investimento de cerca de R$ 4 milhões, dividido entre obras, equipamentos e mobiliário, que asseguram um espaço adequado às necessidades educacionais.
“Essas reconstruções de infraestrutura e melhoria de equipamentos são muito importantes para a comunidade escolar como um todo, seja para os alunos, para os professores e servidores, em geral, da unidade. Ter espaços agradáveis e confortáveis que impulsionam o melhor aprendizado traz muitos benefícios para o ensino e promovem uma educação de qualidade. A estrutura de uma escola reflete diretamente nesse aprendizado e hoje podemos dizer que temos infraestrutura adequada para fazer esse ensino acontecer”, destaca Nislene Peixoto, dirigente da Diretoria Regional de Ensino Ananindeua I.
Investimento – A Escola Estadual Dom Alberto Gaudêncio Ramos, entregue no dia 4 de outubro, beneficiando mais de mil estudantes dos ensinos Fundamental II, Médio e EJA. O investimento foi de mais de R$ 3 milhões. A diretora da unidade, Zuleide Pamplona, celebra os benefícios já sentidos em menos de um mês da entrega.
“Nesse período, tivemos a oportunidade de observar de perto o impacto positivo das melhorias realizadas. As novas instalações e ambientes renovados têm proporcionado mais conforto e segurança para nossos alunos, professores e toda a equipe. A renovação do espaço escolar motivou a equipe gestora, coordenação pedagógica, professores, alunos e comunidade escolar a participar de forma mais prazerosa das atividades administrativas e pedagógicas. Hoje temos um espaço que atende plenamente às necessidades de todos que fazem a escola”, destaca a diretora.
Há 17 anos como professor na escola, Alessandre Lima comemora o avanço da educação com os investimentos estaduais. “Ganhamos mais dois espaços, a sala Maker e a sala Multidisciplinar para desenvolver mais projetos pedagógicos com os alunos. É uma estrutura que veio realmente para melhorar e já estamos sentindo no dia a dia as mudanças. Nossas aulas estão fluindo mais, porque agora as salas estão climatizadas, assim como todos os outros espaços. Estamos muito felizes com essa nova estrutura”, diz.
A aluna Miris Alessandra Peres ressalta o conforto proporcionado após as obras na unidade. “Com as salas climatizadas e espaços aconchegantes, não ficamos mais naquele calor, temos uma estrutura mil vezes melhor, além de banheiros adequados, refeitório, quadra para as aulas de educação física, laboratórios, biblioteca. Foram muitos benefícios e só temos a agradecer ao Governo que olhou com carinho por nós, alunos da periferia. É uma oportunidade de termos um ensino de qualidade e um futuro melhor”, concluiu.