"Impermanência": o legado da dança negra contemporânea chega a Belém

"Impermanência": o legado da dança negra contemporânea chega a Belém

Hoje, dia 06 de novembro, quarta-feira, às 20h, o Teatro Experimental Waldemar Henrique recebe o espetáculo “Impermanência”, idealizado pelo bailarino e coreógrafo baiano Elísio Pitta. Esta obra é uma homenagem a Ismael Ivo, ícone da dança contemporânea negra, e resultado da parceria com Gatto Larsen e Clyde Morgan.

“Impermanência” mergulha na estética negra da dança contemporânea, explorando a impermanência do tempo e da vida. Com pinceladas de sangue sobre os escombros da sociedade do plástico, Pitta desenha a circularidade dos corpos dançantes, celebrando a humanidade e o legado de Ismael Ivo.

O espetáculo conta com projeções de Ismael Ivo, criando um diálogo com Elísio Pitta em cena. “Impermanência” é uma obra-prima da Dança Negra Contemporânea, fruto de mais de 40 anos de experiência de Pitta, Larsen e Morgan.

A turnê “Impermanência” percorrerá quatro estados do Norte e Nordeste, incluindo o Pará, com produção local de Waldete Brito, levando também rodas de conversa e atividades formativas para artistas e estudantes locais. 

O objetivo do projeto é ativar redes de identidade e saberes negros e afroindígenas, promovendo intercâmbio e vivência com grupos de cultura negra e popular. Não perca essa oportunidade de experimentar a intensidade e criatividade da Dança Negra Contemporânea!

OFICINA E BATE-PAPONa terça-feira, 5, das 18h30 às 20h30, o Teatro Experimental Waldemar Henrique recebe também a Oficina de Aceleração Técnica em Dança Negra Contemporânea e Técnica Horton de Dança Moderna, ministrada por Elísio Pitta e Clyde Morgan.

A oficina, com inscrições gratuitas e limitadas a 25 vagas, visa compartilhar processos criativos em dança negra contemporânea. Uma mesa de debate sobre o tema seguirá a oficina, contando com convidados locais.

O objetivo é inspirar dançarinos, pesquisadores e estudantes, abordando aspectos técnicos, artísticos e pessoais que contribuem para a formação profissional de artistas negros. Essa iniciativa também faz parte da turnê Norte e Nordeste do espetáculo “Impermanência”, que busca difundir e promover a Dança Negra Brasileira Contemporânea.