O Brasil está de volta ao grid da Fórmula 1: Gabriel Bortoleto foi anunciado na manhã desta quarta-feira (6) como novo piloto da Sauber a partir da temporada 2025, no último ano da equipe suíça – que, a partir de 2026, correrá como escuderia de fábrica da Audi.
A equipe suíça anunciou que não contaria mais com a dupla formada por Valtteri Bottas e Guanyu Zhou, elevando à expectativa dos brasileiros nas redes sociais.
O anúncio coloca Bortoleto como o primeiro brasileiro titular na Fórmula 1 desde 2017, quando Felipe Massa se aposentou pela Williams. Desde então, o único piloto do país foi Pietro Fittipaldi, que correu pela Haas as duas últimas provas da temporada 2020 substituindo Romain Grosjean, que se aposentou após um grave acidente no Bahrein.
Com a definição, a Sauber terminará 2024 trocando seus dois pilotos titulares: Valtteri Bottas e Guanyu Zhou deixam o time com destinos incertos, enquanto Gabriel Bortoleto assume uma das vagas ao lado do alemão Nico Hulkenberg, atualmente na Haas.
A McLaren fez um post nas redes sociais parabenizando Bortoleto e indicando que o brasileito está liberado de suas obrigações com o time britânico.
“Gabriel Bortoleto será liberado do programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren no final da temporada de 2024 para buscar uma nova oportunidade em sua carreira.”
Fonte: Band