Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e da Comissão Municipal de Defesa Civil de Belém (Comdec) estiveram, nesta terça-feira, 5, na Ilha de Mosqueiro,verificando os focos de incêndio, que já dura mais de três dias na região. Os dois órgãos municipais, ao lado da Agência Distrital de Mosqueiro (Admos), constataram que o fogo continua e que há a necessidade de uma ação urgente do Corpo de Bombeiros Militar para contê-lo.
De acordo com o fiscal da Semma, Rafael Vilas Boas, agentes da secretaria estiveram na Ilha para tentar encontrar as causas do incêndio. “Não foi possível constatar como o fogo começou e se alguém foi o responsável pelo sinistro”, explicou.
Os focos de incêndio atingem as comunidades Nova Esperança, 19 de abril e Vitória, que ficam às margens da PA-391. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Claudionor Corrêa, as chamas ainda não atingiram nenhuma residência dessas comunidades, porém, há riscos de que isso ocorra. Cerca de 50 famílias vivem nos locais, nos quais há focos de incêndio.
Famílias prejudicadas
No momento, há uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar no local, mas a Defesa Civil já pediu reforços e aguarda a chegada de homens do Corpo de Bombeiros de Marituba e do grupamento que integra a “Operação Fênix”, responsável pelo combate a incêndios florestais.
O coordenador da Comdec afirma também que, caso seja necessário a retirada de alguma família do local, a Secretaria vai coordenar essa ação.
Relatório
Já a secretária de Meio Ambiente, Cristiane Ferreira, explica que a Semma emitirá relatório, dimensionando a extensão do dano ambiental. “Após investigação de competência da polícia civil, se for criminoso, aplicaremos punição, já que até o presente momento não foi identificada a autoria do incêndio”.
Os representantes da Semma, Defesa Civil e Admos voltarão a se reunir em Mosqueiro, nesta quarta-feira, 6, às 11h, na Agência Distrital, com representantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.