SEU BOLSO AGRADECE

Bandeira amarela: dicas de economia para reduzir os impactos na conta de luz

Entenda o que é a bandeira tarifária amarela da ANEEL e como ela influencia o valor da sua conta de energia elétrica.

 O governo espera que a bandeira da conta de luz em dezembro seja alterada da atual amarela para verde
Bandeiramento é definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) a cada mês.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou a bandeira tarifária amarela para o mês de novembro de 2024, o que representa um acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Essa mudança reflete uma redução no custo em comparação com o mês de outubro, quando estava em vigor a bandeira vermelha patamar 2, com um valor de R$ 7,877 por 100 kWh.

A mudança no bandeiramento ocorre devido a uma melhora nas condições de geração de energia no país, mas a ANEEL alerta que a previsão de chuvas e de níveis de vazão nos reservatórios continua abaixo da média. Isso indica que, mesmo com o alívio da bandeira amarela, o uso das termelétricas continua necessário para garantir o fornecimento de energia, o que encarece o custo de geração.

Como Funciona a Bandeira Tarifária?

Luciana Carmo, gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Pará, explica que as bandeiras tarifárias são definidas pela ANEEL com base nas condições de geração de energia no país, sendo uma ferramenta para refletir o custo real de produção de eletricidade. Quando as hidrelétricas não conseguem atender toda a demanda devido à escassez de chuvas, a energia gerada pelas termoelétricas tem um custo mais elevado, impactando diretamente no valor cobrado dos consumidores.

Embora a Equatorial Pará não tenha controle sobre a definição do bandeiramento, a distribuidora reforça a importância do consumo consciente de energia, para minimizar os impactos na conta de luz durante esse período de bandeira amarela.

Dicas para Economizar Energia e Reduzir a Conta de Luz

A Equatorial Pará preparou uma série de dicas simples e eficazes para ajudar os consumidores a economizarem energia e reduzir os custos da conta de luz:

  1. Evite abrir a geladeira a todo instante: Cada vez que a porta é aberta, a geladeira consome mais energia para manter a temperatura interna.
  2. Verifique a borracha de vedação da geladeira: Borrachas ressecadas podem causar grandes perdas de energia, pois fazem a geladeira trabalhar mais.
  3. Troque as lâmpadas antigas por lâmpadas de LED: Elas consomem até 80% menos energia e têm uma vida útil muito maior.
  4. Use aparelhos de ar-condicionado com tecnologia inverter: Esses aparelhos consomem menos energia e, ao manter a temperatura média de 23ºC, garantem maior eficiência.
  5. Desconecte os aparelhos da tomada: Mesmo em stand-by, os aparelhos continuam consumindo energia. Desligá-los completamente pode gerar uma boa economia.
  6. Lave e passe uma grande quantidade de roupas de uma vez: Utilize a capacidade máxima da máquina de lavar e ferro para otimizar o uso de energia.
  7. Escolha eletrodomésticos com selo de eficiência energética: Produtos com a classificação “A” no selo PROCEL/INMETRO são mais eficientes e consomem menos energia.

Tarifa Social: Descontos para Clientes de Baixa Renda

Para ajudar ainda mais no alívio das contas de energia, a Tarifa Social de Energia Elétrica oferece até 65% de desconto para famílias de baixa renda. Esse benefício é concedido por meio de um cadastro realizado junto à distribuidora.

Se você se enquadra nos critérios da Tarifa Social, pode acessar informações sobre o cadastro e as condições do programa através dos canais da Equatorial Pará:

  • WhatsApp (Assistente Virtual Clara): (91) 3217-8200
  • Site oficial: www.equatorialenergia.com.br
  • Central de Atendimento: 0800 091 0196
  • Postos de Atendimento Presenciais e APP Equatorial.