SAÚDE MENTAL

Pará adere a programa nacional de atendimento psicológico ‘Escuta Susp’

Segup formalizou adesão junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública, reiterando a política de valorização dos agentes da área da segurança

Pará adere a programa nacional de atendimento psicológico ‘Escuta Susp’

Visando ampliar o apoio à saúde mental e à valorização dos profissionais de segurança pública, o Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), firmou nesta terça-feira (5), uma importante parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), através da adesão ao Projeto de Intervenção Psicológica On-line ‘Escuta Susp’. A cerimônia de assinatura ocorreu no plenário do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Belém.

A assinatura do acordo foi realizada durante uma reunião com o Secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubo, que ressaltou a importância dos investimentos em segurança pública, destacando que o maior compromisso da gestão é com o bem-estar dos profissionais de segurança, através da capacitação contínua e do cuidado com a saúde física e mental.

“Falar de saúde mental é falar de coragem e força. O ‘Escuta Susp’ vem para quebrar qualquer paradigma que diga o contrário. O projeto surge a partir da constatação de altos índices de afastamentos relacionados à saúde mental nas forças de segurança. É um olhar atento para o profissional de segurança pública, que diariamente enfrenta a violência e diversas adversidades em seu trabalho”, afirmou Mário Luiz Sarrubo.

O secretário também enfatizou a importância da parceria com as Universidades Federais, que possibilitam que os profissionais da segurança pública realizem consultas psicológicas de forma digital, com total privacidade e flexibilidade de horário. “O atendimento online preserva a intimidade do profissional, permitindo que ele receba cuidados sem o estigma de um afastamento formal. Isso tem gerado resultados extremamente positivos”, complementou.

Saúde mental como prioridade

O Secretário Nacional também observou que, de acordo com a visão do Ministério da Justiça e do Governo Federal, a promoção da saúde mental tem um impacto direto na qualidade do serviço prestado pelos profissionais de segurança. “Investir na saúde mental dos policiais resulta em mais policiais aptos a continuar suas funções, o que se traduz em mais segurança para a população. A adesão do Pará a este projeto reforça o compromisso com o cuidado dos agentes, sinalizando que o Estado está no caminho certo”, concluiu Sarrubo.

O Pará é o décimo Estado a aderir ao programa

Com esta adesão, o Pará se torna o décimo Estado a integrar o Projeto ‘Escuta Susp’, que já está em funcionamento em outros nove estados, incluindo Alagoas, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Maranhão, Sergipe, Bahia e Paraíba. Agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros Militar e peritos criminais terão acesso a um atendimento especializado oferecido por 42 terapeutas.

Ampliação do atendimento à saúde mental no Pará

O Escuta Susp se soma aos esforços já realizados pelo Governo do Pará na área de saúde mental, com o apoio a programas de atendimento físico e psicológico nas forças de segurança. Segundo o titular da Segup, Ualame Machado, o projeto representa uma ampliação significativa dos serviços já existentes. “O Pará é um Estado muito grande, e a dificuldade de atendimento presencial em algumas regiões é uma realidade. O ‘Escuta Susp’ facilita o acesso ao atendimento psicológico, garantindo que nossos profissionais de segurança recebam suporte especializado, independentemente da localização”, destacou.

O que é o Escuta Susp?

Criado em maio de 2024, o Escuta Susp é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Senasp e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O projeto oferece atendimento psicológico especializado, online e gratuito, com total sigilo, voltado para os profissionais de segurança pública, incluindo policiais civis e militares, bombeiros, policiais penais e peritos criminais. O serviço segue as diretrizes do Programa Nacional de Qualidade de Vida para o Profissional de Segurança Pública – Pró-Vida.

O acompanhamento psicológico no Escuta Susp é realizado por meio de três abordagens:

  • Acolhimento, para questões pontuais, com um número reduzido de sessões.
  • Psicoterapia, com acompanhamento de até 20 sessões.
  • Intervenção para prevenção de comportamentos suicidas, com acompanhamento especializado.

Como acessar o atendimento?

Os profissionais de segurança pública interessados em acessar o Escuta Susp podem se cadastrar no site gov.br/escutasusp, anexando uma cópia da carteira funcional para comprovar vínculo institucional. Após o cadastro, o agendamento é feito por e-mail, e as sessões são realizadas de forma online e semanal.

Fonte: Agência Pará