INAUGURAÇÃO

Lula é convidado para a inauguração do novo Mercado de São Brás

Sem Descrição
Sem Descrição

A inauguração do novo Mercado de São Brás está marcada para o dia 13 de dezembro. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi convidado pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, para participar da cerimônia, que celebra uma das principais obras da COP 30. Após 16 meses de restauro e requalificação, a Prefeitura entrega à população um espaço totalmente transformado: o Mercado se torna um Complexo Gastronômico e Cultural, climatizado, acessível e com estacionamento subterrâneo para 200 carros.

O novo Mercado de São Brás preserva sua importância histórica, mantendo as características arquitetônicas do prédio de 1911, tombado como patrimônio estadual e municipal. A obra destaca o projeto do arquiteto italiano Filinto Santoro, com elementos clássicos, como pilastras jônicas, estruturas de ferro e arco romano na entrada, além de esculturas em couro. O novo calçamento e paisagismo da Praça Floriano Peixoto, em frente ao mercado, também foram renovados.

Com 3 mil m² de área, o Complexo Gastronômico e Cultural contará com 330 estabelecimentos comerciais, incluindo quiosques, lojas, restaurantes e varandas no telhado com vista privilegiada. O espaço foi projetado para ser acessível a todos, com a instalação de ar condicionado, elevadores e escadas rolantes. O estacionamento subterrâneo, além de 200 vagas para carros, dispõe de 80 vagas para bicicletas e 40 para motos.

Com investimentos de R$ 125 milhões, sendo R$ 85 milhões provenientes do governo federal, o Mercado de São Brás é um marco na preparação de Belém para a COP 30, e a primeira de outras grandes obras da prefeitura.

Erguido no Ciclo da Borracha, o Mercado de São Brás foi concebido no auge da Belle Époque, um período de avanços científicos, culturais e tecnológicos, e tem grande importância histórica para a cidade. A última grande reforma foi realizada durante o primeiro mandato de Edmilson Rodrigues, entre 1997 e 2004.

A inauguração do novo complexo marca uma nova fase para o Mercado de São Brás, que se tornará um ponto de encontro cultural e comercial, acolhendo tanto belenenses quanto turistas e fortalecendo o sentimento de pertencimento e orgulho da cidade.