Pará

Pará deve ganhar mais quatro Distritos Industriais

Pará deve ganhar mais quatro Distritos Industriais Pará deve ganhar mais quatro Distritos Industriais Pará deve ganhar mais quatro Distritos Industriais Pará deve ganhar mais quatro Distritos Industriais
O Pará deve ganhar novos Distritos Industriais. Foto: Divulgação
O Pará deve ganhar novos Distritos Industriais. Foto: Divulgação

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) reconduziu sua Diretoria Executiva para o biênio 2023-2025, e se manterá nos próximos anos como órgão de fomento ao desenvolvimento da economia paraense, atraindo investimentos ao Estado e estimulando a verticalização da produção paraense.

A recondução da Diretoria ocorreu na manhã desta terça-feira (24), durante reunião na sede da Companhia, em Belém. Além do atual titular, Lutfala Bitar, tiveram os mandatos renovados os diretores Antônio de Pádua Rodrigues, para a Diretoria de Estratégia e Relações Institucionais; Manoel Ibiapina, para a Diretoria de Atração de Investimentos e Negócios; Artur Tourinho, para a Diretoria Administrativa e Financeira; Raimundo Wanderley, para a Diretoria Técnica, e Edimar Gonçalves, para a Diretoria Jurídica.

Segundo o presidente da Codec, a recondução significa o reconhecimento ao trabalho que está sendo desenvolvido.

“Estamos, atualmente, com quatro Distritos Industriais, e trabalhando pela implantação de novos Distritos em Castanhal, Santarém, São João de Pirabas e Breves, para ajudar a industrializar o Marajó, além da ZPE (Zona de Processamento de Exportações) Barcarena. Isso já é histórico, pois em mais de 40 anos o Estado implementou os quatro Distritos atuais, e nós, em quatro anos, já demos passos significativos para implementar mais quatro”, destacou Lutfala Bitar.

Governança

“Esse é um momento muito marcante, em que a Codec reconduz a sua Diretoria, que tem a função precípua de executar os projetos importantes para o desenvolvimento do Estado do Pará”, disse o advogado e membro do Conselho de Administração da Codec, João Paulo Mendes Neto.

Ele enfatizou a importância do cumprimento de metas e do enfrentamento de desafios nesta nova gestão.

“Temos agora muitas metas a serem cumpridas, e isso vai ao encontro de uma política de desenvolvimento do Estado que irá ajudar a industrializar o Marajó, com o Distrito de Breves, por exemplo. Também é muito importante a atuação do Conselho de Administração junto à gestão da Companhia, para que avancemos em temas relevantes, como a regularização fundiária em localidades-chave, como Barcarena, a fim de que esse desenvolvimento seja em cadeia, desde a comercialização de áreas até o projeto final”, adiantou o conselheiro.

Na reunião também foi aprovada a Carta Anual de Políticas Públicas da Codec para 2023, que entre outros itens assegura a continuidade das políticas públicas desenvolvidas pela Companhia, como o Programa de Fortalecimento do Segmento Produtivo Estadual e a estratégia de divulgação do Pará como destino para investimentos.

Com a aprovação, a Codec reafirma o compromisso com as boas práticas de governança corporativa, estabelecidas na Lei nº 13.303/2016, já reconhecida pela Auditoria-Geral do Estado (AGE) devido ao cumprimento do que é estabelecido na legislação, figurando em posição de destaque entre as empresas públicas e sociedades de economia mista do Pará.

Fonte: Agência Pará